Torcedores de América, Atlético, Cruzeiro e outros clubes brasileiros que desejam acompanhar jogos em estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas deverão obrigatoriamente cadastrar sua biometria facial para acessar as arenas. A medida, prevista no Artigo 148 da Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/2023), em vigor desde o dia 20 de junho, impacta diretamente a rotina do torcedor em jogos pelo país, eliminando o uso de ingressos impressos, cartões ou senhas tradicionais em partidas de futebol realizadas em grandes palcos esportivos.
Neste fim de semana (12 e 13 de julho) retornam os jogos da Série A do Brasileirão, e os torcedores precisam ter cadastro facial para acessar os estádios. Torcedores do América já estão, obrigatoriamente, utilizando a biometria facial desde junho. Por se tratar de uma tecnologia completamente nova, O TEMPO Sports traz um passo a passo de como ingressar no novo sistema de biometria facial para acessar os estádios do Brasil. O processo é feito uma única vez pelo torcedor, seja como mandante ou visitante.
Pelas redes sociais, América, Atlético e Cruzeiro seguem orientando os torcedores em como devem proceder para realizar a biometria facial. Vale destacar que esse cadastramento é obrigatório apenas para as partidas de futebol. Até o momento não existe nenhuma recomendação para que o mesmo processo seja realizado em shows ou em outros eventos nos estádios e arenas que não sejam partidas de futebol.
Leia mais: América acerta contratação de experiente centroavante para a sequência da temporada
AMÉRICA
O torcedor do América que quiser acessar à Arena Independência precisa se cadastrar no site (clique aqui), www.socioondaverde.com.br/#!/cadastro, preencher com os dados pessoais e criar sua conta. Depois precisa acessar a plataforma e cadastrar sua biometria facial, seguindo as orientações do sistema: tirar uma foto (sem óculos ou boné) e enviar a cópia de um documento válido com foto.
O cadastro da biometria facial tem que ser feito para todos os torcedores do Coelho acima de 15 anos. Crianças com idade até 14 anos terão gratuidade infantil, ficando isentos da leitura facial. Porém, devem estar acompanhados do responsável no ato da entrada e portando documento com foto. A liberação será feita na catraca de acordo com o acesso do responsável.
Como se cadastrar:
- Acesse o site: www.socioondaverde.com.br
- Clique no ícone do perfil para acessar sua conta;
- Vá até a opção “FAÇA SUA FACIAL”;
- Em seguida, clique em “Cadastrar Facial” e siga as instruções;
Leia mais: Alexandre Kalil dispara contra dirigentes do Atlético: “Falta alma”
ATLÉTICO
No Atlético, o cadastramento da biometria facial é obrigatório para todas as idades e deve ser feito através do site www.ingressos.galonaveia.com.br. Para acessar o sistema, é necessário fazer o login por meio do aplicativo GaloID.
Todos os atleticanos menores de idade precisam cadastrar um responsável legal em sua conta no GaloID, com regras diferentes para quem tem menos de 12 anos e os adolescentes de 12 a 16 anos.
REGRAS
Para os torcedores com menos de 12 anos é necessário que o responsável crie um GaloID utilizando os dados da criança e, ao final do processo, se inclua como responsável e realize o cadastro facial do menor.
Torcedores entre 13 e 16 anos:
O adolescente, acompanhado de um responsável legal, precisa fazer o cadastro facial. Esse cadastro precisa obrigatoriamente estar vinculado a um responsável no GaloID
Passo a passo – Cadastro facial no Atlético
- Por meio de um celular, acesse o site ingressos.galonaveia.com.br
- Clique em “Entrar” com as credenciais do GaloID
- Irá aparecer uma tela de registro biométrico. Clique em “Inicie a Inscrição”
- Aceite as permissões para o uso da câmera
- Tire a foto do seu rosto de acordo com as instruções
- Comprove sua identidade enviando fotos frente e verso de um documento oficial (RG, CNH, Passaporte…)
Leia mais: Antes de assinar com rival, goleiro se despede do Cruzeiro após nove anos de Toca
CRUZEIRO
O torcedor celeste precisa realizar o cadastramento da biometria facial no site www.suacara.cruzeiro.com.br. A plataforma, gerida pelo estádio Mineirão, realizará o registro da biometria facial de cada torcedor, garantindo a sincronização nas catracas do estádio para as partidas do Cruzeiro.
Passo a passo – Cadastro facial no Cruzeiro
- Para realizar o cadastramento facial, acesse suacara.cruzeiro.com.br
- Realize o login no site com seu acesso de sócio, de compra de ingressos ou do aplicativo Cruzeiro Nação Azul.
- Após realizar o login, clique em "CADASTRAR FACIAL AGORA".
- Tire um minuto do seu dia para este cadastro. É apenas uma única vez. Esteja em um lugar iluminado. Não use boné ou óculos.
- Nesse momento, você será redirecionado para o site do Mineirão e deverá seguir os passos abaixo:
- Preencha o formulário de cadastro;
- Envie os documentos solicitados;
- Faça o registro da sua facial em um ambiente iluminado.
- Após concluir o processo, clique no botão FINALIZAR e acompanhe o status na página do seu cadastro.
*sob supervisão de Paula Coura