Pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, na noite deste sábado (26/7), e está a apenas dois pontos de alcançar o líder Cruzeiro. O gol da vitória do Verdão, que chegou aos 32 pontos na Série A de 2025, foi marcado pelo meia uruguaio Facundo Torres.
E o Alviverde paulista abriu o placar logo aos dois minutos de jogo com um golaço. Em uma bela jogada coletiva, o Palmeiras, Facundo Torres encontrou o lateral-direito Giay, que chegou cruzando e achou Piquerez. O uruguaio tocou para dentro da área, Mauricio ajeitou, e Torres bateu colocado no ângulo do goleiro gremista Tiago Volpi.
Durante a primeira etapa, a equipe do técnico português Abel Ferreira chegou a ter 73% e controlou a partida até os 20 minutos. Porém, o Grêmio entrou no jogo aos 21, quando o ex-Atlético Cristian Pavón fez grande jogada e finalizou para uma grande defesa de Weverton. O atacante dinamarquês Martín Braithwaite ainda cobrou uma falta perigosa aos 34 minutos, mas o arqueiro do Porco fez mais uma bela defesa.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Alviverde de São Paulo começou melhor e criou duas boas oportunidades. Aos 4, Maurício finalizou no canto e bola passou raspando a trave da meta gremista. E aos 11, Emiliano Martínez recebeu de Vitor Roque e bateu para fora, mas com perigo.
O Grêmio só conseguiu criar uma boa oportunidade aos 37 minutos. O jovem atacante Alisson chegou pela direita e cruzou com perigo para a área palmeirense, mas ninguém completou para as redes.
O Grêmio até tentou pressionar no final, mas o Palmeiras se fechou e saiu com o resultado positivo no Allianz Parque.
Próximos compromissos no Brasileirão
Na próxima rodada, o Palmeiras vai a Salvador, onde encara o Vitória no Estádio Barradão, no domingo (3/8), a partir de 19h30. Já o Grêmio, que com a derrota ocupa a 14ª posição na tabela com 17 pontos, vai ao Rio de Janeiro, onde reencontra o treinador Renato Gaúcho diante do Fluminense, no Maracanã, no sábado (2/8), às 21h.
Palmeiras 1 x 0 Grêmio
Palmeiras - Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez e Lucas Evangelista (Aníbal Moreno); Facundo Torres (Riquelme Filipi), Maurício (Ramón Sosa) e Luighi (Raphael Veiga); Vitor Roque (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.
Grêmio - Tiago Volpi; Igor Serrote, Gustavo Martins, Wagner Leonardo, e Marlon; Dodi (Jardiel), Alex Santana (Camilo) e Riquelme (Edenilson); Cristian Oliveira (Aravena), Braithwaite e Pavón (Alysson). Técnico: Mano Menezes.
Gol - Facundo Torres, aos 2 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos - Emiliano Martínez (Palmeiras) e Pavón e Gustavo Martins (Grêmio).
Árbitro - Paulo Cesar Zanovelli (PR).
Público - 37.132 presentes.
Renda - R$ 2.985.573,20
Local - Allianz Parque, em São Paulo.