Assim que foi definido o duelo entre Atlético e Cruzeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil, diversas especulações surgiram, como local dos jogos e arbitragem. Informações de bastidores dão conta de que levantou-se a hipótese sobre os clássicos contarem com juiz de fora do país – mas será que isso é possível?
O TEMPO Sports buscou informações sobre o tema em diversos meios. O primeiro deles é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Conforme o Regulamento Geral de Competições (RGC), não há previsão para que árbitros estrangeiros atuem em partidas da entidade desportiva nacional.
"A arbitragem das partidas será de responsabilidade dos árbitros que integram a Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf),
elaborada pela CA (Comissão de Arbitragem) com base nas regras de futebol definidas pelo IFAB (International Football Association Board, que estabelece as regras) e pela Fifa", consta.
Fontes da CBF ouvidas pela reportagem frisam que o assunto sequer foi cogitado internamente, tampouco houve solicitação dos clubes mineiros para isso acontecer.
Porém, essa regra é semelhante à aplicada em jogos do Campeonato Mineiro, onde não é raro juiz de fora do estado apitar clássicos entre Galo e Raposa. "A arbitragem das partidas será, regra geral, de responsabilidade exclusiva dos árbitros integrantes do quadro da FMF, definido pela CA, com base nas regras de futebol definidas pela IFAB e pela FIFA", diz o RGC da Federação Mineira de Futebol.
O TEMPO Sports também ouviu fontes ligadas às diretorias das SAFs, e ambas negaram que haja conversa nesse sentido, para uma possível solicitação de árbitro estrangeiro para os confrontos de âmbito nacional. Mas é evidente que a arbitragem, neste momento, é uma preocupação maior no lado alviceleste se comparado ao alvinegro.
Em entrevista concedida ao jornalista Jaeci Carvalho logo após o sorteio, no Rio de Janeiro, o executivo de futebol do Cruzeiro, Paulo Pelaipe, afirmou que o clube teme ter problemas nesse quesito nos clássicos. "Nós estamos atentos e trabalhando. Estamos no Brasil e temos que respeitar as regras da CBF. Mas estamos atentos", disse.
Na ida, o Atlético será o mandante, enquanto o Cruzeiro decidirá a vaga na semifinal em casa. A entidade desportiva ainda definirá o calendário do torneio, mas já reservou as semanas de 27 de agosto e 11 de setembro como as datas-base dos confrontos de ida e volta, respectivamente.