Marta, Maradona, Alex Talento, Gérson... A lista de jogadores no futebol mundial, diferenciados por usar a perna esquerda como dominante, é extensa. No Dia do Canhoto, 13 de agosto, O TEMPO Sports relembra alguns dos feitos das estrelas da bola. 

Marta, a rainha

Eleita melhor jogadora do mundo seis vezes (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), a alagoana Marta é a recordista entre mulheres em tal honraria. A meia, canhota, que elevou o patamar do futebol feminino, é a maior artilheira da seleção brasileira entre homens e mulheres, com mais de 120 gols marcados. 

Alex, ex-Cruzeiro, o Talento Azul

Atualmente treinador de futebol, o ex-meia do Cruzeiro foi crucial na conquista da Tríplice Coroa pela Raposa, em 2003, onde se tornou um dos grandes ídolos do clube. Os passes precisos e a visão de jogo conquistaram a torcida celeste. Naquele ano, Alex participou de impressionantes 42% dos gols do Cruzeiro no Brasileirão. 

Gérson, o 'canhotinha de ouro'

O meia, carinhosamente apelidado de 'canhotinha de ouro', é um dos maiores da história do futebol mundial em sua posição. Visão de jogo, precisão nos passes e talento com a perna esquerda continuam motivo de admiração até hoje. Atuou por clubes como Flamengo, São Paulo, Fluminense e Botafogo, além de ter participado da seleção brasileira da Copa do Mundo de 1970. 

 

Maradona

A extraordinária habilidade de driblar com o pé esquerdo, marcar gols e dar assistências fizeram de Maradona um ídolo no futebol mundial, incontestado na Argentina. Sagrou-se campeão com a seleção de seu país em 1986. Sagrou-se ídolo no Nápoles, conquistando títulos italianos e a Copa da UEFA, e é frequentemente lembrado como o maior rival de Pelé no futebol.