Inter de Minas, da cidade de Itaúna, e Flamengo oficializaram nesta semana uma parceria visando o futebol de base. Este é o primeiro vínculo da equipe carioca com um clube profissional fora do Rio de Janeiro e tem como pilares a captação e formação de atletas, a cooperação técnica e o intercâmbio de conhecimento entre comissões. O acordo garante exclusividade ao time itaunense, ou seja, a equipe será a única a ter esse tipo de contrato com o rubro-negro em Minas Gerais.
“Essa parceria é um divisor de águas para a nossa história. O Flamengo nos procurou pela consistência do trabalho que temos feito nos últimos anos. Mais do que um contrato, é um projeto de desenvolvimento. O Inter de Minas ganha visibilidade e respaldo, enquanto o Flamengo fortalece sua rede de formação em um Estado tão relevante para o futebol quanto Minas Gerais. Nosso objetivo é claro: formar atletas, criar oportunidades e projetar o clube no cenário nacional e internacional. Estar lado a lado com o Flamengo potencializa tudo isso e abre novas portas para o futuro”, afirma o ex-zagueiro Thiago Gosling, diretor-presidente do Inter de Minas.
Leia mais: Torcida do Atlético lança campanha nas redes sociais pedindo retorno de Sampaoli
Pelo modelo estabelecido, representantes do Flamengo manterão contatos de forma contínua com o Inter de Minas e farão visitas periódicas ao clube para acompanhar treinamentos, analisar e avaliar atletas
No início desta semana, Alfredo Almeida, diretor da base do Flamengo, e Ricardo Perlingeiro, gerente do departamento de scout/mercado do clube carioca, estiveram na sede do Inter de Minas, onde se reuniram com dirigentes e comissões técnicas para detalhar o início do trabalho. “O futebol mineiro é um polo central, com inúmeros jogadores revelados que conquistaram sucesso no Brasil e no exterior, e teremos oportunidade de observar mais de perto este celeiro de talentos, ao lado do Inter de Minas", pontua Alfredo Almeida.
Leia mais: André Rizek reage a demissão de técnico da Série A: 'Nunca mais'
O Inter de Minas possui o Certificado de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além disso, está presente na divisão de acesso do campeonato profissional com seus atletas de base, garantindo a eles uma minutagem estratégica.
Em sua história recente, o Inter de Minas formou jogadores que se transferiram para equipes do futebol brasileiro e também do exterior, a exemplo dos jovens atletas Kevyn Vinicius (goleiro do Nacional da Madeira, Portugal) e Marlon Santos (atacante do Juventude).
*sob supervisão de Frederico Teixeira.