A Arena MRV será palco das finais da Taça das Favelas 2025 que acontecem neste sábado (30/8), um dos maiores campeonatos de futebol entre favelas do mundo, realizado pela CUFA Minas. Às 14h20, Alto Vera Cruz e Vila Inestan decidem o título feminino. Já às 15h45, Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita disputam a taça masculina. Esta é a sexta edição do torneio em Minas Gerais.
A competição deste ano reuniu 34 seleções de Belo Horizonte, Contagem e Sabará, envolvendo cerca de 13 mil jovens de mais de 60 favelas. Foram aproximadamente 800 atletas em campo, consolidando a primeira edição expandida para além da capital.
Leia mais: Após clássico, Cruzeiro se reapresenta e inicia preparação para pegar o São Paulo
Segundo a coordenadora de Esportes da CUFA Minas, Samara Soares, o impacto do projeto vai além das quatro linhas. “Mais do que futebol, a Taça das Favelas é um grito de autoestima, um projeto que acolhe, capacita e desenvolve os talentos e sonhos dos nossos jovens. Este ano, com mais cidades e mais favelas envolvidas, vamos mostrar que o esporte é uma ponte entre a favela e o futuro”, finaliza
Mais que futebol, o torneio é reconhecido como ferramenta de transformação social. Em edições passadas, mais de 20 jogadores saíram das comunidades para treinar em equipes profissionais. Em 2024, a final levou mais de 5 mil pessoas ao Estádio do Independência, com transmissão da Globo Minas, que novamente fará a cobertura completa em 2025.
A iniciativa conta com apoio de leis de incentivo, parceiros institucionais e da Globo Minas, além do respaldo de órgãos públicos.
Leia mais: Brasileirão Feminino Série A2 não tem premiação em dinheiro
Serviço
📍 Arena MRV – Belo Horizonte
📅 Sábado, 30 de agosto de 2025
⚽ 14h20 – Final feminina: Alto Vera Cruz x Vila Inestan
⚽ 15h45 – Final masculina: Nossa Senhora de Fátima x Santa Rita
*sob supervisão de Pedro Faria.