O Alto Vera Cruz é o novo campeão da Taça das Favelas. A equipe da região Leste de Belo Horizonte venceu o Vila Inestan por 3 a 0 na final disputada neste sábado (30/8), na Arena MRV, e levantou o troféu pela quarta vez na história. O time ainda encerrou a campanha de forma invicta.

Os gols da decisão foram marcados por Maldonado, em cobrança de pênalti, além de Duda e Brenda. Para Maldonado, a conquista teve sabor especial. No ano passado, a equipe ficou com o vice-campeonato após perder a final para o Aglomerado Santa Lúcia, nos pênaltis, no estádio Independência.

“Agradecer ao pessoal pelo incentivo de estar colocando as meninas para jogarem. Ano passado foi muito amargo, nós perdemos nos pênaltis. Agora tem um gostinho a mais, porque a gente vinha trabalhando para isso. Somos campeãs invictas”, comemorou Maldonado, autora do primeiro gol.

A jogadora também fez um apelo por mais incentivo ao futebol de várzea em Minas. “Elas precisam de um incentivo a mais para estar agrupando. A gente pede mais apoio, seja da Taça ou da federação mineira, para dar suporte à várzea, porque é a várzea que faz o futebol”, destacou.

Do outro lado, a campanha do Vila Inestan também entrou para a história: foi a primeira vez que o time chegou à final da competição.

A Taça das Favelas 2025, maior torneio de futebol entre comunidades do país, tem suas finais disputadas pela primeira vez na Arena MRV, casa do Atlético. A final masculina acontece logo em seguida, entre Nossa Senhora de Fátima, de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, e o Vila Santa Rita, da região do Barreiro, na capital mineira.