O Estádio Almeidão, em Tombos, será palco de uma partida com interesses opostos neste sábado (30), às 17h. De um lado, o já rebaixado Tombense se despede da Série C do Brasileiro, tentando apenas deixar a lanterna da competição. Do outro, o Guarani entra em campo ainda com chances de classificação para o quadrangular decisivo.

Lanterna com 13 pontos, o Tombense amarga uma temporada de muitas frustrações. A equipe mineira já não tem chances de permanência, já que o Anápolis, primeiro time fora da zona de rebaixamento, já tem 20 pontos.

Assim, a equipe de Tombos busca ao menos encerrar sua participação na competição com dignidade diante da torcida, buscando uma vitória para ultrapassar o Retrô, vice-lanterna com 14 pontos, e também já rebaixado.

Do outro lado, o Guarani, por sua vez, vive cenário de expectativa. Sexto colocado, com 26 pontos, o Bugre garante vaga na segunda fase em caso de vitória. Empate ou derrota até podem manter o time na briga, mas seria preciso contar com tropeços dos rivais.

A 19ª rodada da Série C ainda reserva definições importantes. Caxias (37), Ponte Preta (33), Náutico (33), Londrina (30) e São Bernardo (30) já estão classificados, mas outras dez equipes ainda sonham com as últimas três vagas. Entre elas, Brusque (25) e Ituano (24) largam na frente, mas precisam confirmar a posição.

A disputa também se estende à parte de baixo da tabela. Além do Tombense e do Retrô, já rebaixados, outros clubes entram em campo pressionados. CSA, Ypiranga e Maringá somam 22 pontos e ainda correm risco. O Itabaiana, com 19, encara o ABC (18) em confronto direto pela sobrevivência.

De toda forma, a matemática é clara: três vagas à próxima fase em aberto, duas indefinições no Z4 e todos os jogos sendo disputados de forma simultânea, às 17h deste sábado (30/8).


* Sob supervisão de Frederico Teixeira