O tradicional América-RJ está de volta ao mapa do futebol nacional. Neste sábado (6), o clube presidido por Romário venceu o Araruama por 1 a 0, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, e garantiu vaga na final da Copa Rio pela primeira vez em sua história. Com isso, o Mecão assegura presença em uma competição nacional em 2026 — algo que não acontecia desde sua participação na Série D de 2010.

O gol da classificação foi marcado ainda no primeiro tempo, por Henrique, após assistência de Cleyton. No jogo de ida, disputado na última quarta-feira (3), as equipes haviam empatado em 0 a 0 no Estádio Lourival Gomes, em Araruama.

➡️ Filho de Romário convive com guerra na Ucrânia para jogar futebol

Escolha entre Copa do Brasil ou Série D

A Copa Rio oferece ao campeão a oportunidade de escolher entre uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro, ambas na temporada de 2026. Já o vice-campeão fica com a outra opção não selecionada pelo vencedor da final.

Agora, o América aguarda o vencedor do confronto entre Portuguesa-RJ e Maricá, que jogam ainda neste sábado. A Lusa venceu o jogo de ida por 2 a 0 e tem boa vantagem para avançar à final.

Jogadores do América comemoram classificação para a final da Copa Rio (Foto: João Carlos Gomes/América)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Campanha sólida até a final

A campanha do América até a decisão é marcada por segurança defensiva e eficiência. O clube eliminou o Niteroiense na primeira fase, o Audax-RJ nas oitavas de final e a Cabofriense nas quartas. Agora, terá a chance de disputar o título inédito da competição estadual.

A final da Copa Rio ainda terá data definida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), e o campeão poderá planejar com antecedência sua participação no cenário nacional em 2026.