O Botafogo voltou a bater recordes financeiros na primeira janela de transferências de 2025, superando aos períodos de mercado de 2024 somados. Um dos principais investimentos feitos pelo Alvinegro na temporada foi o zagueiro Jair Cunha, que custou em torno de 10 milhões de euros.

As negociações pelo jovem defensor se tornou uma grande novela com os altos valores pedidos pelo Santos, seu ex-clube, que acabou envolvendo troca de jogadores. Por fim, o acordo foi concretizado por cerca de 64 milhões de reais, na cotação atual, e terminou com a ida de Tiquinho Soares à equipe paulista.

Apesar dos questionamentos por conta dos altos valores pelo jogador de 19 anos, a chegada do zagueiro se tornou uma escolha acertada do scout alvinegro. Com a lesão de Bastos, Jair se tornou titular inquestionável na defesa do Glorioso, ao lado de Alexander Barboza, e vem de boas atuações.

Na vitória de 2 a 0 sobre o Juventude, no último sábado (5), o zagueiro ganhou 100% dos duelos, tanto aéreos quanto no chão, e foi um dos destaques da partida.

Jair x Juventude

✂️ 4 cortes (!)
⤴️ 2 interceptações
🔐 8 ações defensivas (!)
💪 2/2 duelos ganhos no chão
🚀 3/3 duelos aéreos ganhos (!)
✅ 66/77 passes certos (86%!)
↗️ 7/9 bolas longas certas (!)

Ainda sem previsão para o retorno de Bastos, que voltou a sentir dores em treinamento anterior ao duelo contra o Palmeiras pela primeira rodada do Brasileirão, o jovem defensor vai se firmando na posição e comnquistando a confiança do torcedor.

Carreira

Com 16 anos, Jair se destacou como titular do Santos no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio de base do Brasil, em 2022. Após um ótimo desempenho em 2024, foi convocado e está disputando o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Brasileira, na Venezuela. O zagueiro alvinegro desembarca no Rio de Janeiro após o término da competição para a realização de exames médicos junto ao staff alvinegro no CT Lonier.

➡️ ANÁLISE: Botafogo corrige falhas e redescobre caminho do gol

Agora, o Botafogo vira a chave para o duelo contra o Carabobo, da Venezuela, pela segunda rodada da Libertadores, na próxima terça-feira (8), a partir das 19h (de Brasília), no Nilton Santos. O Glorioso perdeu o primeiro jogo na competição por 1 a 0 para a Universidad del Chile, em Santiago, na última semana.

Jair Cunha, do Botafogo
Jair Cunha, zagueiro do Botafogo, em duelo contra o Juventude pelo Brasileirão (Foto: Vitor Silva/ Botafogo)