Foi com muito susto e emoção, mas o Atlético avançou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, após eliminar, nos pênaltis, a equipe do Bucaramanga (COL). Os colombianos reverteram o placar, venceram por 1 a 0 no tempo normal, mas acabaram derrotados por 3 a 1 nos pênaltis.

A partida na Arena MRV foi morna. Com um primeiro tempo sem grandes chances, o gol só foi sair aos 44 minutos. Sambueza lançou a bola na grande área para Mena, que subiu mais alto que Fausto Vera e Lyanco e cabeceou para o fundo do gol. 

O Atlético voltou mais ligado para a segunda etapa, criando boas oportunidades, mas, mesmo assim, não foi o suficiente para evitar que a partida fosse para os pênaltis. 

Nas penalidades, foi o Atlético quem abriu as cobranças, com gol de Hulk. Os colombianos empataram e na batida seguinte, Scarpa acertou a trave. O susto passou, já que na segunda batida dos colombianos o goleiro Everson brilhou. Na sequência, Bernard também perdeu sua cobrança. O Bucaramanga voltou a desperdiçar a cobrança com Mena.

Com o placar empatado em 1 a 1, Menino foi para a cobrança e converteu. Na terceira cobrança do Bucaramanga, a estrela de Everson voltou a brilhar, com mais uma defesa. O próprio goleiro foi quem bateu a última cobrança e garantiu a classificação do Atlético.

Com a derrota, o Atlético também perdeu a invencibilidade como mandante na temporada. Foram 17 jogos na Arena MRV até a derrota para o Bucaramanga, com 11 vitórias e seis empates. Além disso, essa também foi a primeira derrota do Galo em partidas internacionais no seu novo estádio.

Agora, o Atlético vira a chave porque tem dois confrontos importantes na temporada. No domingo (27), o time enfrenta o Flamengo no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. O rival Rubro-Negro será o adversário também da próxima quarta-feira (30), só que pela Copa do Brasil. Na Sul-Americana, o Galo irá enfrentar o Godoy Cruz nas oitavas de final.

O jogo

A primeira oportunidade da partida foi do Atlético. Aos quatro minutos, Natanael cruzou, Dudu dominou e tocou na entrada da área. Scarpa chegou chutando e Quintana fez a defesa.

O Atlético seguiu com a bola, mas sem pressionar tanto a equipe do Bucaramanga. Aos 14, Scarpa levantou a bola para Hulk dentro da área. O atacante dominou e chutou por cima do gol.

Os colombianos chegaram pela primeira vez aos 21 minutos. Sambueza tocou para Alba no meio de campo. O lateral ajeitou e chutou de fora da área. A finalização saiu fraca, sem sustos para Everson. O Bucaramanga chegou novamente aos 26. Zárate tocou para Gil, que ganhou de três jogadores do Atlético e finalizou na entrada da área. Everson defendeu com tranquilidade.

O Atlético voltou a levar perigo. Aos 32, Hulk cobrou rápido o escanteio na entrada da área para  Scarpa, que chegou chutando e obrigou Quintana a fazer uma boa defesa. No rebote, a bola ficou com Rony, que chutou pelo lado de fora da rede.

Mas o primeiro gol da partida foi do Bucaramanga. Aos 44 minutos, Sambueza lançou a bola na grande área para Mena, que subiu mais alto que Fausto Vera e Lyanco e cabeceou para o fundo do gol.

Perdendo e precisando de pelo menos o empate para se classificar, o técnico Cuca abriu o time e colocou o atacante Cuello no lugar de Igor Gomes ainda no intervalo.

E a mudança quase deu certo. Aos 10 minutos da segunda etapa, Scarpa puxou contra-ataque, tocou para Rony na direita que cruzou na cabeça de Cuello. O argentino acertou a trave na cabeçada.

O Atlético seguiu buscando o resultado, com uma postura diferente do primeiro tempo. Aos 22 minutos, Hulk tabelou com Bernard, saiu na cara do gol, encobriu o goleiro, que raspou na bola e evitou o gol alvinegro.

Aos 24 minutos, mais uma chance perdida. Hulk cobrou escanteio na cabeça de Alonso, que acertou novamente a trave.

Ficha técnica 

Motivo: Playoffs da Copa Sul-Americana 2025 - jogo de volta
📍 Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
📅 Data: 24 de julho de 2025
⏰ Horário: 21h30h (de Brasília)
⚖️ Arbitragem: Esteban Ostojich (URU), Carlos Barreiro (URU) e Pablo Llarena (URU) 
⚽ Gol: Mena (Bucaramanga)
🟨 Cartões amarelos: Hulk, Vitor Hugo, Caio, Fausto Vera e Junior Alonso (Atlético); Sambueza, Zárate e Alba (Bucaramanga)

ATLÉTICO: Everson; Natanael (Gabriel Menino), Lyanco, Junior Alonso e Caio (João Marcelo); Fausto Vera, Gustavo Scarpa e Igor Gomes (Cuello); Rony (Júnior Santos), Dudu (Bernard) e Hulk.

BUCARAMANGA: Quintana; Alba (Gutiérrez), Mena, Henao e Hinestroza (García); Castro, Zárate, Gil (Vásquez), Sambueza (Chávez) e Londoño (Romaña); Pons.