O time titular do Fluminense deve sofrer mudanças para enfrentar o São Paulo, pela 17ª rodada do Brasileirão. Com a lesão de Ignácio, Thiago Silva deve retornar aos 11 iniciais e atuar ao lado de Freytes, além de prováveis mexidas nos demais setores. A bola rola às 16h, no Morumbi.
➡️ São Paulo x Fluminense: onde assistir, horário e prováveis escalações
Contra o Palmeiras, o camisa 3 começou no banco de reservas como parte do revezamento feito pela comissão para controle de carga. Contudo, após a contusão do companheiro, foi acionado e o substituiu aos 15 do segundo tempo. No dia seguinte, exames apontaram uma lesão no ligamento colateral medial do joelho, com previsão de retorno de seis semanas.
➡️ Fluminense inicia maratona decisiva diante do São Paulo

➡️ Fluminense mapeia carências no elenco e busca reforços no mercado
Quais sao as opções do Fluminense contra o São Paulo?
A rotatividade promovida por Renato Gaúcho visa proteger os atletas do desgaste físico e prevenir lesões. O treinador adota esse comportamento desde que chegou ao clube e manteve principalmente após o Mundial, onde jogaram seis jogos de alta intensidade e sob forte calor. Dessa forma, a cada partida um time diferente vai à campo.
Para suprir a ausência de Ignácio, o Tricolor tem Thiago Santos e Manoel à disposição. Ambos foram pouco acionados na temporada e Thiago, em alguns casos, atuou de volante. A situação restringe ainda as opções táticas do time, que via no camisa 4 uma peça importante no esquema de três zagueiros, que funcionou nos Estados Unidos e diante do Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.
Na lateral, por exemplo, a última dupla foi Samuel Xavier e Fuentes, que também atuaram contra o Cruzeiro. Contra o Flamengo, Renê e Guga cumpriram a função, sendo possível que comecem em campo pela lógica do revezamento.
Avançando para o meio de campo, outro trio deve ser escolhido por Renato. Martinelli é um dos principais pilares do setor, mas tem sido substituído no segundo tempo por precaução. Com ele, Hércules, Bernal, Nonato e Lima são os candidatos a fechar o trio, que tem também Ganso como opção de característica diferente.
Na frente, Cano, John Kennedy e Eve são as possibilidades na referência e, pelas últimas escalações, o argentino deve começar no banco de reservas. O mesmo vale para as pontas, que tem Canobbio, Serna, Soteldo, Keno, Paulo Baya e agora Riquelme Felipe, que retornou ao profissional depois de jogos pelo sub-20. Por não ter jogado contra o Palmeiras, a tendência é que o uruguaio seja titular.