O Vasco enfrenta o Independiente del Valle, do Equador, nos playoffs de oitavas de final da Sul-Americana. Esta é a primeira partida eliminatória para saber se o Cruz-Maltino continuará ou não na competição. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico Atahualpa, localizado a 2.850 metros do nível do mar.

🔥 As mais lidas do Vasco:

➡️ Sem Coutinho, Diniz busca soluções para definir time titular do Vasco
➡️ Vasco anuncia a contratação de Thiago Mendes

Quem avançar neste duelo garante uma vaga nas oitavas de final da competição. A segunda partida será na próxima terça (22), em São Januário, também às 21h30. Mas quem é o Independiente del Valle, o próximo adversário do Vasco na competição? Como joga? Quais os destaques e as principais valências da equipe? O Lance! apresenta abaixo.

A principal força do Independiente del Valle é ser um clube que investe nas divisões de base. O clube faz um extenso trabalho prospectando jovens talentos no Equador, tanto para o futebol masculino quanto para o feminino.

Em entrevista ao Lance!, o jornalista equatoriano Lucho Quiroz contou que o Del Valle conta com centros de treinamento modernos com uma infraestrutura completa.

- Os principais pontos fortes residem na sólida base de jogadores jovens. A equipe realiza um extenso trabalho de prospecção no Equador, percorrendo diversas cidades e vilarejos em busca de atletas de alto nível desde tenra idade. O clube recruta jovens, tanto homens quanto mulheres, a partir dos oito anos de idade. Atualmente, contam com centros de treinamento de alto rendimento separados para homens e mulheres. Essa é a sua grande força: formar e investir nos jovens talentos - afirmou Lucho Quiroz. E complementou:

- O complexo esportivo é notável, dispondo de uma infraestrutura completa, incluindo um estádio para a equipe principal e outro para as equipes femininas e divisões de base. Além disso, o complexo possui aproximadamente oito campos de treinamento. Cada categoria conta com sua própria equipe técnica e médica, embora haja um chefe da equipe médica que supervisiona os cuidados desde os atletas de oito anos. O trabalho realizado pelo Independiente del Valle nas categorias de base é excepcional.

Talentos equatorianos em grandes clubes europeus

O jornalista equatoriano Ariel Suarez, da DIRECTV, também avaliou o trabalho importante do Independiente del Valle nas categorias de base, que tem rendido bons frutos. Moisés Caicedo, por exemplo, acabou de ser campeão da Copa do Mundo de Clubes com o Chelsea.

- O Independiente del Valle é um time que exporta muitos jogadores, de lá vieram Piero Hincapié do Bayern Leverkusen, Moisés Caicedo do Chelsea, William Pacho do Paris Saint Germain e muitos jogadores que estão no exterior - considerou Ariel.

Caicedo é cria do Independiente del Valle (Foto: Divulgação/Conmebol)

Principais destaques do Del Valle

Ambos os jornalistas equatorianos foram unânimes e cravaram que o volante Jordy Alcívar é um dos principais destaques do Independiente del Valle. Ao todo o jogador soma dois gols e duas assistências em 21 jogos nesta temporada.

- Em relação aos jogadores de destaque, atualmente, destacam-se atletas formados no clube, embora a equipe também conte com jogadores estrangeiros. Entre os jogadores da base que se destacam, podemos citar Patrik Mercado e o zagueiro Jordy Alcívar - disse Lucho.

- O Independiente del Valle é um clube que desenvolve talentos, é uma equipe muito forte, seus jogadores mais relevantes no momento são Jordy Alcívar, Guagua, Sornoza - avaliou Ariel.

Zagueiro Jordy Alcívar é um dos principais destaques do Del Valle (Foto: Divulgação/Independiente del Valle)

Momento avassalador do Del Valle na temporada

O Independiente del Valle vive um ótimo momento na temporada, sob o comando do técnico espanhol Javier Rabanal. Invicto há nove jogos, a equipe utiliza, basicamente, dois esquemas táticos: 4-3-3 ou 3-4-3.

- O clube implementou um plano de jogo e uma filosofia com técnicos espanhóis que valorizam o jogo vertical. Javier Rabanal, por exemplo, utiliza esquemas táticos como o 4-3-3 ou o 3-4-3, que são preferidos pela comissão técnica - finalizou Lucho ao Lance!.

A última derrota da equipe equatoriana foi no dia 15 de maio, contra o River Plate, fora de casa, pela Libertadores. Jogando sob seus domínios, o Del Valle não é superado desde o dia 4 de maio. O time lidera o campeonato nacional com 40 pontos em 20 jogos.

Del Valle é o próximo adversário do Vasco na Sul-Americana (Foto: Divulgação/Independiente del Valle)