Ao lado de Matheus França, Carlos Cuesta foi apresentado pelo Vasco na tarde desta terça-feira (2). Ex-jogador do Galatasaray, da Turquia, o novo zagueiro cruz-maltino, de 26 anos, tem como uma de suas principais características a fisicalidade. O jogador comentou também sobre sua estatura (1,79m) e se isso influência no seu jogo aéreo.

- Sempre me falam sobre a minha altura sendo zagueiro. Tenho 10 anos de carreira profissional. Todos podem checar a minha carreira e meus registros. Na construção, tenho facilidade de encontrar passes infiltrados para laterais, volantes, ou buscar um passe longo para o ataque. O jogo aéreo não é nenhum problema - afirmou.

Carlos Cuesta e Matheus França em apresentação no Vasco (Foto: Pedro Cobalea/Lance!)

- Eu sou destro e me sinto mais confortável. Na seleção da Colômbia jogo muito mais pela esquerda, então não tenho problemas de adaptação por esse setor. Mas vou conversar com o treinador e prefiro jogar pela direita - disse Cuesta.

Revelado pelo Atlético Nacional, da Colômbia, Cuesta se destacou e foi negociado com o Genk, da Bélgica, onde viveu a melhor fase da carreira. Foram 212 partidas, quatro gols e uma assistência em seis temporadas. Em 2022, transferiu-se para o Galatasaray, por cerca de oito milhões de euros, mas não conseguiu sequência e atuou apenas em nove jogos. Pela seleção colombiana, soma 23 convocações.

A negociação foi movimentada. O zagueiro chegou a viajar à Rússia para fechar com o Spartak Moscou, mas o acerto acabou não se concretizando. Com isso, o Vasco, que já conversava com o estafe do atleta há algumas semanas, aproveitou a oportunidade para concluir a contratação. Durante a coletiva de apresentação, Cuesta explicou o cenário.

- Durante todo o tempo estivemos falando com o Vasco, com o treinador (Diniz) também. Então, estou aqui no Vasco. Todos sabem das condições da negociação. E, repito, estou pronto para jogar. O Vasco é um bom lugar para mim neste momento - explicou.

Outros assuntos da apresentação de Cuesta

Pressão de jogar no Vasco

- Não posso vir para o Vasco e ficar relaxado, tranquilo. Quem vem ao Vasco tem que demostrar o porquê do investimento, não importa se é por pouco ou muito tempo - disse o jogador.

Disponibilidade para jogar e questão física

- Deixo claro que estou bem fisicamente, estou aqui para agregar. Chego ao Vasco, um gigante, para que eu possa demostrar o futebol que havia apresentado antes. Nos últimos meses, não tive o ritmo de competição que eu esperava. Estou bem fisicamente, fiz uma boa pré-temporada em Istambul e estou pronto para jogar - afirmou o atleta.

Seleção colombiana

- Sim, (ficar perto da seleção) é uma das razões pela qual vim para o Vasco. Mas, além disso, é um lugar que está me dando a possibilidade de jogar e mostrar minhas qualidades. Para mim, o primeiro é jogar, depois vem seleção e outras coisas. Quero vir ao Vasco e mostrar porque me trouxeram, quero mostrar minhas qualidades - disse Cuesta.

ol