Embora os EUA não estejam entre os países mais ligados ao futebol, Pelé encerrou sua carreira jogando no New York Cosmos e é um rosto famosíssimo no país norte-americano, assim como no resto do mundo. Até por isso, até a Nasa, agência espacial americana, fez uma homenagem.
Em sua página oficial no Twitter, publicou a imagem de uma constelação com as cores da bandeira brasileira, acompanhada de um texto. "Nós lamentamos a passagem do lendário Pelé, conhecido por muitos como o rei do 'jogo bonito'. Esta imagem de uma galáxia espiral na constelação Sculptor mostra as cores do Brasil".
We mark the passing of the legendary Pelé, known to many as the king of the "beautiful game." This image of a spiral galaxy in the constellation Sculptor shows the colors of Brazil. pic.twitter.com/sOYfKdTeAJ
— NASA (@NASA) December 29, 2022
Ainda nos EUA, o Secretário de Estado do Governo Biden, Antony Blinken lamentou a perda de Pelé, a quem chamou de "uma verdadeira lenda". "Não havia ninguém como ele. Mas ele também transcendeu o jogo e inspirou gerações dentro e fora do campo. Minhas condolências à sua família, amigos e compatriotas brasileiros".
A morte do Rei também repercutiu entre ícones internacionais do esporte, como o ex-velocista e empilhador de recordes Usain Bolt, que publicou uma foto ao lado de Pelé e escreveu: "Uma lenda do Esporte. Descanse em paz, Pelé".
O tenista Rafael Nadal, maior vencedor de Grand Slams da história, também prestou sua homenagem. "Hoje se vai um gigante do esporte mundial. É um dia triste para o mundo do futebol, para o mundo do esporte, mas seu legado sempre estará conosco. Não o vi jogar, não tive tanta sorte, mas sempre me ensinaram e me disseram que ele era o Rei do Futebol Descansa em paz! Oh, Rei!", escreveu o espanhol.
Lewis Hamilton, heptacampeão da Fórmula 1, foi outro a se manifestar rapidamente após a confirmação da morte do tricampeão mundial com a seleção brasileira e ídolo do Santos. "Perdemos uma lenda hoje. Obrigado por dividir conosco seu talento, sua genialidade e seu amor. O legado do Pelé vai nos inspirar para sempre", disse o britânico.
A passagem do Rei do Futebol foi recebida gerou comoção entre artistas. Caso da atriz vencedora do Oscar Viola Davis, que disse: "Descanse em paz, Pelé, você foi o maior futebolista que já existiu! Orando pela sua família, obrigado pela sua bênção".
O ator Sylvester Stallone, que atuou ao lado de Pelé no filme "Fuga para a Vitória", lançado em 1981, escreveu: "Pelé, o maior! Descanse em paz! Este era um bom homem".
No mundo da música, Anitta publicou nos stories uma foto do jogador com a frase "Descanse em paz, Rei Pelé". Já Djavan disse que "todo fã de futebol também é fã de Pelé".
"Sobretudo os que tiveram a sorte de vê-lo jogar", afirmou. "Pelé transcendeu o esporte e fez arte com os pés! Sempre será um gigante! Obrigado, Pelé!" Florinda Meza, do seriado "Chaves", também lamentou nas redes sociais, assim como Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones. (Com Folhapress e Estadão Conteúdo)