Lionel Messi foi o vencedor do prêmio Bola de Ouro pela oitava vez, nesta segunda-feira (27), em cerimônia realizada em Paris, na França. O jogador, tricampeão do mundo com a seleção argentina na Copa de 2022, é o maior vencedor da história na premiação.

 

De agosto de 2021 até dezembro de 2022, período analisado para o The Best, Messi marcou 23 gols e deu 28 assistências em 53 jogos - ou seja, quase uma contribuição direta por partida.

A revista francesa leva em consideração a temporada europeia para apontar uma lista de 30 finalistas, a partir da qual jornalistas de 180 países vão ordenar de primeiro a quinto quais foram os melhores jogadores de futebol da temporada. O jornalista Cléber Machado, foi o representante brasileiro na votação. 

Outros prêmios

Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora na temporada 2022/23.

Haaland levou o Prêmio Gerd Müller. O atacante do Manchester City foi o maior goleador da temporada, com 56 gols, e ficou com o título.

 

O goleiro Dibu Martínez, do Aston Villa e da seleção argentina, ficou com o Troféu Lev Yashin, o prêmio de melhor goleiro da temporada.

Vini Júnior

O brasileiro Vinicius Junior venceu o Prêmio Sócrates. O atleta do Real Madrid (eleito 6º na votação do Bola de ouro) venceu o troféu pelas ações solidárias que realiza no Instituto Vinicius Junior em São Gonçalo, sua cidade natal, no Rio de Janeiro.

"A verdade é que estou muito feliz de ganhar esse prêmio, ajudar tantas pessoas no meu país, o Brasil, do meu bairro, da favela. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês", afirmou Vinicius Junior.

 

A premiação é concedida a futebolistas envolvidos com ações solidárias e projetos sociais. 

Diferenças entre Bola de Ouro e Fifa The Best

Até 1994, a France Football premiava apenas jogadores europeus com a Bola de Ouro. Depois, liberou atletas de ouras nacionalidades, desde que estivessem vinculados a um clube do Velho Continente. Em 2006, passou a incluir clubes de todo o planeta. Já a Fifa instituiu a premiação global em 1991.

Quanto ao colégio eleitoral também há diferenças. No caso do prêmio da Fifa também votam os capitães e técnicos das seleções e o público, enquanto na premiação da France Football apenas jornalistas estão credenciados a opinar.

O prêmio da Fifa é comumente entregue nos primeiros meses do ano, enquanto a premiação da Bola de Ouro acontece em outubro. Os dois troféus chegaram a ser unificados entre 2010 e 2015, mas em 2016 os eventos voltaram a caminhar isoladamente.