A Associação Atlética Caldense informou nesta terça-feira (14/2) que desistiu de participar do Campeonato Brasileiro Série D de 2023, com previsão de início para 30 de abril. Dessa forma, o Villa Nova, também de Minas Gerais, pode ficar com a vaga na quarta divisão nacional.
Segundo a Veterana, a decisão foi tomada devido à falta de recursos financeiros, inviabilizando a melhora da estrutura e contratação de jogadores à altura. "A Caldense entra nas competições com o intuito de conseguir os melhores resultados possíveis. A cada ano, os investimentos necessários para se manter uma equipe profissional vem aumentando, e equilibrar as economias tem sido um grande desafio", disse.
"A Caldense gostaria de montar uma equipe à altura de sua tradição quase centenária de conquistas e glórias para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2023, para brigar pelo tão sonhado acesso à Série C. Entretanto, os recursos disponíveis no momento não são suficientes para tal", completou a diretoria do time de Poços de Caldas em nota.
A Caldense conquistou uma das 64 vagas na Série D após terminar o Módulo I do Campeonato Mineiro de 2022 em quarto lugar, indo às semifinais. No Estado, também se classificaram Athletic e Democrata de Governador Valadares. Já a equipe de Nova Lima ficou em sexto, por isso, a vaga ficaria com ela.
Conforme o Leão do Bonfim, a Federação Mineira de Futebol (FMF) já comunicou o fato ao clube, que deseja a vaga, mas necessita de alguns dias para definir, junto a parceiros e patrocinadores, a viabilidade financeira. Caso também não dispute o Brasileiro, o Villa só terá o Estadual nesta temporada.
Enquanto a Veterana é a segunda colocada do Grupo B com quatro pontos em cinco jogos, o Leão é o quarto, com quatro pontos em quatro jogos.
"Não queremos entrar na disputa somente para cumprir tabela e correr o risco de fazer uma campanha abaixo do que todos os nossos torcedores e associados esperam e merecem. Além disso, a diretoria executiva tem o compromisso e a responsabilidade fiscal com as contas da instituição. Assim, a Caldense optou por não disputar a Série D 2023. Contamos com a compreensão de todos", concluiu.