A fórmula de disputa do Campeonato Mineiro de 2023 foi definida na tarde desta segunda-feira (24), em arbitral da Federação Mineira de Futebol (FMF) com a presença de representantes dos 12 clubes participantes. A principal alteração é que os times serão divididos em três grupos, com quatro em cada.
Serão oito rodadas na primeira fase. As equipes enfrentam apenas adversários das outras chaves. Avançam os líderes e o melhor segundo colocado.
Leia mais: Campeonato Mineiro 2023 terá VAR em todos os jogos
As semifinais e a final serão em jogos de ida e volta, diferentemente da decisão deste ano, disputada em apenas um confronto.
Os três piores da classificação geral disputarão um triangular para definir os rebaixados.
O Campeonato Mineiro de 2023 será disputado por América, Athletic, Atlético, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Democrata-SL, Ipatinga, Patrocinense, Pouso Alegre, Tombense e Villa Nova.
Em 2022, Uberlândia e URT foram rebaixados ao Módulo II, enquanto Democrata de Sete Lagoas e Ipatinga subiram. O primeiro, da região Central do Estado, foi o campeão da Segundona.
O Troféu Inconfidência permanecerá, com duelos entre o quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados, que disputarão semifinal e final para definir quem ficará com o caneco. Neste ano, o campeão foi o Democrata de Governador Valadares, que eliminou Villa Nova e Tombense.