Austrália e Nova Zelândia 2023

Com brasileiras, FIFA divulga árbitros escalados para Copa do Mundo feminina

Quatro brasileiras foram escaladas para compor o grupo de arbitragem da competição, que começa em julho; veja quem são

Por Débora Elisa
Publicado em 09 de janeiro de 2023 | 10:29
 
 
 
normal

A FIFA divulgou a lista de árbitros e árbitras escaladas para a Copa do Mundo Feminina, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia. Quatro brasileiras foram chamadas para compor o grupo de arbitragem da competição, que começa no dia 20 de julho.

Serão 33 árbitros principais, 55 assistentes e 19 árbitros de vídeo. Segundo a entidade, "os árbitros selecionados representam o mais alto nível da arbitragem feminina em todo o mundo" e os profissionais terão seminários realizados em Doha e Montevidéo, em preparação para o torneio.

Brasileiras selecionadas

Edina Alves, Neuza Back, Leila Moreira da Cruz e Daiane Muniz dos Santos serão as representantes do Brasil na Copa. A primeira, da Federação Paulista de Futebol, é arbitra principal. Aos 42 anos, é a mulher que mais apitou partidas na história da Série A.

Neuza Back, árbitra assistente, foi a única mulher brasileira escalada para a Copa do Mundo masculina no Catar, que foi disputada no final do ano passado. Ela fez parte da história da competição. No jogo entre Costa Rica e Alemanha, compôs o primeiro trio de arbitragem 100% feminino em Copas do Mundo, no dia 1 de dezembro.

Leila da Cruz, de 34 anos, também é assistente. Em 2019, se tornou a primeira árbitra do Distrito Federal a integrar o quadro da FIFA. Ela é natural de Luziânia, em Goiás.

A última das profissionais brasileiras que irão à Copa do Mundo feminina é Daiane Muniz dos Santos, árbitra de vídeo. Ela tem 34 anos. Em 2019, foi a primeira mulher a comandar a cabine do VAR na história do Brasileirão. Desde o início do uso do Árbitro de Vídeo no futebol brasileiro, foram 991 partidas antes da primeira mulher chegar ao posto.

Essa foi a primeira vez que uma mulher é selecionada para arbitragem de vídeo em Copas do Mundo.

Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo feminina começa no dia 20 de julho e vai até o dia 20 de agosto, disputada na Austrália e na Nova Zelândia.

No Grupo F, o Brasil irá enfrentar a França, responsável pela eliminação brasileira na última Copa do Mundo, em 2019, a Jamaica e o vencedor do playoff do Grupo C, que pode ser Paraguai, Papua Nova Guiné, Taipei ou Panamá. 

A repescagem que irá definir o último adversário do Brasil na fase de grupos será disputada em fevereiro de 2023.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!