Uma reunião por videoconferência nesta terça-feira entre a CBF, representantes das federações e também dos clubes discutiu a possibilidade da retomada do futebol já a partir do mês de maio. Inicialmente, os treinos serão reiniciados na próxima semana, com a possibilidade de alguns Estaduais voltarem a partir do meio do mês, entre os dias 16 e 17, com portões fechados. A ideia, no entanto, ainda não possui uma adesão total e está pendente do aval dos órgãos de saúde, uma vez que a situação de cada estado deverá ser analisada antes de uma liberação.
Em Minas Gerais, por exemplo, um recente protocolo do governo do estado determinou etapas para a retomada das atividades econômicas. Nela, há a indicação de que eventos esportivos só deverão voltar após a pandemia (onda roxa do protocolo).
À reportagem de O TEMPO, a Federação Mineira informou que ainda fará mais uma reunião na quinta-feira na tentativa de buscar uma solução para o Estadual, suspenso até o dia 30 de abril.
Carlos Ferreira, gestor do futebol do Cruzeiro, destacou que os clubes manifestaram à CBF a vontade de retomar as atividades após o período de férias coletivas. Segundo ele, a Raposa está preparada e com todos os protolocos preparados para a volta dos treinos no dia 4 de maio, aguardando apenas o aval das autoridades competentes. Sobre o retorno do Estadual, ele salientou que essa situação depende de uma avaliação dos órgãos de saúde.
"Existe a possibilidade da volta aos treinos no dia 4 de maio, na segunda-feira, e essa chance do retorno no dia 17. Porém, isso ainda depende do poder público, os órgãos de saúde. É uma vontade manifestada pelos clubes e pela CBF, mas ainda depende de algumas situações", disse o dirigente.
"O Cruzeiro já está preparado para voltar. Já estamos com todos os EPIs (equipamentos de proteção individual) organizados, cartilhas para os atletas. Enfim, é só aguardar a manifestação do poder público", completou Carlos Ferreira.
Em contato com a reportagem de O TEMPO, a assessoria de imprensa do Galo informou que o clube não tem definição sobre volta aos treinamentos e jogos. Já o América destacou em posicionamento que não irá comentar o assunto enquanto não houver algo concreto. "Qualquer coisa que seja falada é mera especulação neste momento", salienta o clube alviverde.
O Campeonato Mineiro está suspenso desde o dia 15 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. A competição foi paralisada na nona rodada, restando ainda mais duas jornadas para o fim da primeira fase e a fase mata-mata.