Times brasileiros não se enfrentam entre si nas oitavas de final da Libertadores. O sorteio que definiu os confrontos da fase de mata-mata aconteceu nesta sexta-feira (27). (Veja aqui todos os duelos). Mas, caso os times do país continuem na competição, as quartas de final podem reservar diversos embates nacionais. E não só entre as equipes do Brasil, mas também entre as da Argentina.
O Atlético, único time mineiro que resistiu até a fase do mata-mata, enfrenta o Emelec no confronto pelas oitavas. Se avançar, pode encarar logo nas quartas o Palmeiras, atual camepeão do torneio. O time paulista pega o Cerro Porteño, do Paraguai, nas oitavas.
Outro possível confronto nas quartas de final entre brasileiros é entre Fortaleza e Athletico-PR. As duas, equipes, porém, têm "pedreiras" pela frente logo nas oitavas.
O Furacão tem novamente confronto com o Libertad, time que já enfrentou na fase de grupos. Nos dois duelos entre as equipes, uma vitória para cada lado. Jogando no Paraguai, o Libertad venceu por 1 a 0. Já no duelo na Arena da Baixada, melhor para o Athletico-PR, que triunfou por 2 a 0.
Já o Fortaleza, que está pela primeira vez na história na fase de mata-mata da Libertadores, vai encarar o Estudiantes. O time argentino se classificou em primeiro no grupo C e tem a vantagem de jogar a partida de volta em casa.
Corinthians e Flamengo também podem se enfrentar nas quartas de final. Antes, porém, enquanto os paulistas encaram novamente o Boca Juniors - os times também estiveram no mesmo grupo na fase anterior - os cariocas têm pela frente o Tolima, time que tirou a sequência invicta do Galo na Copa Libertadores em pleno Mineirão.
Do lado hermano, River Plate e Vélez Sarsfield se enfrentam logo de cara, nas oitavas de final, assim como Cólon e Talleres. Deste lado da chave, quem avançar novamente terá um argentino pela frente.
River Plate e Boca Juniors, os clubes argentinos com mais títulos na Libertadores, também estão na mesma rota. Mas o duelo entre os dois times só aconteceria na semifinal.