A final da Champions League, vencida pelo Real Madrid por 1 a 0, no último sábado (28), mostrou também o desfile de craques que deverão marcar presença na Copa do Mundo do Catar no mês de novembro. É possível elencar jogadores dos dois clubes selecionáveis, com destaque para sete brasileiros e Karim Benzema, que caminha para ser eleito o melhor jogador do mundo - uma vez que a performance no Mundial do Catar não será determinante para estabelecer o vencedor desta temporada. 

Veja abaixo os selecionáveis dos dois finalistas da Champions League: 

Dani Carvajal

Titular regular sob o comando de Ancelotti, o defensor cresceu no duelo com o Manchester City, pela Champions League, e conseguiu terminar em alta após uma temporada irregular. Foi convocado por Luis Enrique para os jogos da Espanha na Liga das Nações, dentre eles o compromisso com Portugal, no próximo dia 2 de junho. 

Rodrygo 

Autor de cinco gols em 11 jogos da Champions nesta temporada, Rodrygo fez um brilhante fim de temporada europeia. Mesmo saindo do banco de reservas, cumpriu seu papel com primazia, mudando a história de jogos 'embaçados' para o Real Madrid, como a reação sobre o Chelsea. Ele ainda foi titular do time comandado por Ancelotti em algumas oportunidades. Esta é sua terceira temporada no clube espanhol e uma das mais proeminente. 

Éder Militão 

O zagueiro da seleção brasileira tem a possibilidade de se tornar o titular de Tite para a Copa do Mundo do Catar e disputa vaga com os experientes Marquinhos e Thiago Silva. Titular de Ancelotti, Militão terminou a temporada europeia em alta, com 57 partidas disputadas, incluindo seis jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo. 

Federico Valverde

Dentro da reformulação que a seleção uruguaia vem passando sob o comando de Diego Alonso, Federico Valverde é um dos jogadores principais. Meio-campista campeão da Champions com o Real Madrid, ele chega com moral na Celeste Olímpica para os amistosos contra México, Estados Unidos e Jamaica.

Casemiro 

Por vezes capitão da seleção brasileira, Casemiro é um dos melhores meias do futebol mundial e é figurinha carimbada dentro do time titular de Tite, formando dupla com Fred, do Manchester United. Teve atuação monstruosa na final da Champions League e é um dos pilares do Real Madrid de Ancelotti. Ele acumula 61 jogos com a camisa verde e amarela, 4.458 minutos e cinco gols marcados. Disputou também a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. 

Diogo Jota 

Um dos destaques do Liverpool de Klopp nessa última temporada, o português Diogo Jota é uma das esperanças da seleção portuguesa comandada por Fernando Santos. Ele vem dividindo as atenções em um combinado lusitano que vem preparando o terreno para uma possível despedida de Cristiano Ronaldo. 

Fabinho 

Revelado pelo Fluminense, Fabinho ganhou espaço com Klopp, sendo titular do meio-campo do Liverpool. Na seleção, ele tem uma disputa feroz com Casemiro pela titularidade, mas está com sua vaga assegurada no Catar. Com a camisa verde e amarela, ele disputou 25 partidas, com 1.325 minutos e ainda não marcou nenhum gol. 

Alisson 

Não há dúvidas que Alisson será o goleiro de Tite em mais uma Copa do Mundo. Ele já havia ocupado essa vaga em 2018, na Rússia. A disputa entre ele e Ederson cresceu. Mas Alisson terminou a temporada inglesa com 20 clean sheets na Premier League em 36 partidas, sendo escolhido o goleiro da época no país. 

Vini Jr. 

Com 22 gols marcados em 51 jogos na temporada europeia, Vini Jr. chega à seleção brasileira com moral e tem tudo para ser um dos nomes do país na Copa do Mundo do Catar. Seu jogo de ligação com Benzema foi fundamental para o Real Madrid campeão europeu e ele também foi o autor do gol do título. 

Thibat Courtois 

Depois de uma grande Copa do Mundo na Rússia, fechando o gol na partida contra o Brasil, pelas quartas de final em Kazan, Courtois terminou a temporada em altíssimo nível, sendo o destaque da final da Champions em Paris e fechando o gol diante de um dos ataques mais poderosos da Europa. 

Thiago Alcântara 

Um dos principais jogadores do Liverpool nesta temporada, Thiago Alcântara também é figurinha convocada na seleção espanhola de Luis Enrique e vai marcar presença nos jogos da Liga das Nações desta temporada. 

Sadio Mané 

Cotado inclusive para ser um dos melhores jogadores do mundo na temporada, Mané acumulou títulos nacionais com o Liverpool nesta temporada, além de ser o destaque de Senegal na conquista da última Copa das Nações Africanas e também nas Eliminatórias, quando sua equipe despachou o Egito de Salah. 

Trent Alexander-Arnold

Alexander-Arnold é um dos principais jogadores do Liverpool e seu crescimento na seleção inglesa o coloca também como um dos nomes de Southgate neste processo de renascimento dos Three Lions, semifinalistas da última Copa do Mundo e vice-campeões europeus. Seu passaporte para o Catar está praticamente carimbado. 

Luka Modric 

Modric foi o melhor jogador do mundo devido à sua performance na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Segue jogando com muita qualidade no Real Madrid é o craque de sua seleção, que passa por um processo de renovação após a performance arrebatadora no último Mundial, quando chegou pela segunda vez na sua história na semifinal. 

Virgil Van Dijk

Depois de perder praticamente toda a temporada 2020/2021 ao romper os ligamentos do joelho direito, Van Dijk retornou em grande nível à zaga do Liverpool e também ratificou sua importâcia para a seleção holandesa, que está de volta à Copa do Mundo. 

Karim Benzema 

Virtual vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo dessa última temporada, Karim Benzema foi mais uma vez o matador que o Real Madrid esperava, indo às redes 49 vezes, sendo cinco gols pela seleção francesa em 2021/2022. Aos 34 anos, o veterano finalizou a Champions com 15 gols, sendo o artilheiro da competição.  

Quem anda correndo por fora 

As duas equipes possuem ainda atletas que podem, eventualmente, aparecerem na lista de suas seleções. O francês Mendy, do Real Madrid, e também o experiente Jordan Henderson, do Liverpool, são alguns destes exemplos. Henderson, inclusive, não foi convocado para os desafios do time comandado por Gareth Southgate. O atacante brasileiro Roberto Firmino, do Liverpool, é outro exemplo, assim como o francês Eduardo Camavinga, jogador angolano naturalizado francês e que pode ganhar oportunidades com Didier Deschamps, e também outro francês, Ibrahima Konaté, também do time inglês.