A última final da Champions League, vencida pelo Real Madrid no sábado (28), no Stade de France, em Paris, serviu também para Tite observar os selecionáveis em ação e comprovar que o caminho de ambos parece estar muito bem encaminhado para a Copa do Mundo do Catar. O gol da vitória foi marcado por Vinícius Jr, que terminou a temporada europeia como o principal jogador brasileiro no continente - pelo menos o de melhor fase atual. Foram 22 gols marcados em 51 jogos. 

No Real Madrid campeão, Éder Militão, potencial candidato à titularidade na Amarelinha, também terminou alta, assim como o volante Casemiro, que venceu oito de 11 batalhas pelo chão, além de vencer todas as cinco disputas que fez pelo alto. Mesmo que não tenha entrado desde o início na final em Paris, ganhando poucos minutos, o jovem atacante Rodrygo foi campeão com o Real Madrid sendo peça importante da campanha, com cinco gols marcados e duas assistências. 

Pelo lado do Liverpool, o título pode não ter vindo, mas há certezas na cabeça de Tite. Alisson e Fabinho estão praticamente assegurados no Catar. Quem corre por fora é realmente Roberto Firmino. 

O atacante perdeu espaço na seleção de Tite, muito por causa da sua sequência irregular no Liverpool. Ele entrou na etapa final do duelo em Paris, deu uma certa dinâmica ao ataque, mas não conseguiu vencer o goleiro belga Courtois, em grande noite. 

Contando o jogo do último sábado (28), Firmino só jogou 35 partidas na última temporada, seu menor número desde que se transferiu para o futebol europeu. Em 2022, ele foi às redes cinco vezes e deu duas assistências em 19 partidas, sendo 12 como titular. 

Dos sete citados, seis foram convocados para os próximos amistosos da seleção e deverão ganhar oportunidades contrea Coreia do Sul e Japão. Apenas Firmino está fora da lista de Tite e tem uma intensa disputa no ataque com nomes como Antony, Gabriel Martinelli, Neymar, Raphinha, Gabriel Jesus, Richarlison, Marheus Cunha e os campeões europeus Rodrygo e Vini Jr.