Memorável

Pelé: Rei do Futebol 'expulsou' árbitro em amistoso do Santos, na Colômbia

Após Pelé ser expulso da partida, torcida colombiana clamou pela volta do craque ao jogo e quem foi retirado do estádio foi o juiz Guillermo Velasquez

Por Igor Veiga
Publicado em 29 de dezembro de 2022 | 16:52
 
 
 
normal

Em 17 de julho de 1968, Pelé literalmente foi o motivo do árbitro Guillermo Velasquez ser "expulso" de um amistoso entre o Santos e a seleção olímpica da Colômbia, no estádio El Campin, em Bogotá.

Tudo porque o juizão resolveu excluir Pelé do jogo após o craque xingar o árbitro reclamando sobre a não-marcação de um pênalti em cima dele, quando o jogo estava empatado por 1 a 1.

Naquela época, não existia ainda a punição dos atletas com cartões amarelo ou vermelho, o que seria introduzido apenas na Copa de 1970, no México.

Revoltados, os jogadores do Santos partiram para cima do árbitro, que ficou com um dos olhos roxo. A torcida colombiana que lotava o estádio vaiou Velasquez e pedia a volta de Pelé ao campo.

Eis que Pelé, já nos vestiários e sem uniforme, foi convocado a voltar para o jogo. Quem acabou "expulso" foi o árbitro Guillermo Velasquez, instruído a deixar a partida e ceder o apito para um dos bandeirinhas. O Santos venceu por 4 a 2 a seleção sub-23 da Colômbia. Velasquez faleceu em 2017, em Medellín, aos 84 anos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!