"Estou bem emocionado. É um momento muito especial para mim", disse o árbitro Igor Benevenuto, o primeiro do quadro da Fifa a se declarar homossexual. Em entrevista à reportagem de O TEMPO Sports, o mineiro de 41 anos, que mora atualmente em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, falou sobre a importância de assumir sua orientação sexual.

"É um momento muito especial na minha vida. Vai ser um patamar diferente na minha carreira, na minha vida pessoal,  e espero que isso possa abrir caminhos, oportunidades pra outras pessoas", disse Igor Benevenuto.

O mineiro reforçou que todos muito tem o direito de ser respeitado e viver tranquilamente e feliz, independente da orientação sexual.

"A única coisa que eu quero é continuar sendo respeitado, sendo uma pessoa, e viver normalmente a minha vida como eu sempre vivi. Eu acho que todos nós temos esse direito de viver tranquilamente, sem nenhum tipo de repressão, sem tipo de problema, porque há espaço para todos. Cada um tem seu espaço na sociedade. Eu só quero ser o Igor, homem, gay e viver normalmente feliz", comentou ele. 

Benevenuto falou sobre a sua sexualidade pela primeira vez ao podcast "Nos Armários dos Vestiários", do ge. Além do árbitro, o ex-jogador Richarlyson também fez uma declaração sobre o assunto, no programa que tem o objetivo de falar abertamento sobre o a presença LGBTQIA+ no futebol, um ambiente que ainda é machista e homofóbico.

Leia mais: Richarlyson declara bissexualidade: 'Não é demérito pra ninguém'