Parceria

Villa Nova fecha com startup de 'vaquinha virtual' para a disputa do Mineiro

Jogadores do Leão do Bonfim poderão receber incentivo financeiro, em caso de vitória ou empate fora de casa

Por O Tempo Sports
Publicado em 09 de janeiro de 2023 | 16:18
 
 
 
normal

O Villa Nova fechou parceria com a Motbot, plataforma de crowdfunding esportivo, ou seja, de financiamento coletivo voltado para o esporte. A Motbot permite que os torcedores contribuam financeiramente de uma forma direta para a equipe.

Por meio da plataforma, em caso de vitória ou empate fora de casa, os jogadores recebem o dinheiro enviado pelos apoiadores. Se o time não conquistar um resultado positivo, toda a quantia volta para a conta de origem, dentro da plataforma, podendo ser utilizada em outras oportunidades. 

"No processo de reconstrução do Villa Nova, iniciado em 2021, várias diretrizes foram traçadas em nosso planejamento, dentre elas, buscar ferramentas alinhadas modernas e de alta tecnologia. Após avaliar no mercado algumas opções, encontramos a Motbot, plataforma com um conceito super interessante, moderna, já presente em vários outros clubes, e que vai nos ajudar a, além de alavancar recursos financeiros, estabelecer parcerias sociais junto à comunidade de Nova Lima, iniciando um processo de modernização tecnológica em nosso clube", afirma Cláudio Horta, vice-presidente do Villa Nova. 

Além dos atletas, o clube e uma entidade beneficente conveniada ao time também recebem uma parte do dinheiro depositado pelos torcedores. Pelo lado dos fãs, existe um programa de recompensas, que gera benefícios exclusivos e experiências oferecidas pela agremiação. 

“Por sermos uma empresa de origem mineira, a chegada do Villa Nova ao projeto nos enche de orgulho. Conhecemos muito bem a história do clube, que é centenária. Agora, ao lado deles, queremos contribuir diretamente para o fortalecimento da instituição por meio da nossa plataforma. Nesse processo, a participação da torcida será fundamental”, destaca Rogério Neves, CEO da Motbot. 

A startup também possibilita que o clube parceiro capte recursos para diversos projetos através da plataforma. Reforma do estádio, melhorias no centro de treinamento, troca do gramado e outras formas de otimização da infraestrutura da instituição esportiva são exemplos do que pode ser feito com o auxílio da empresa. 

Neste modelo, todo o processo deverá ser feito com máxima transparência. Inicialmente, o time irá fixar o valor desejado para a realização do projeto e o prazo para a arrecadação do montante. Posteriormente, a agremiação deve detalhar para a torcida como o dinheiro foi gasto e disponibilizar o direcionamento da verba para consulta dos doadores. 

Sobre a Motbot

A Motbot foi lançada oficialmente em junho do ano passado, com uma previsão inicial de investimento de R$ 8 milhões. A plataforma teve como inspiração o levantamento realizado em 2021 pelo site Cumpom Válido, que reuniu dados da CBF, Statista e Ernest & Young, e mostrou que dos cerca de 360 mil jogadores registrados no país, apenas 25% têm o esporte como principal fonte de renda e mais da metade da categoria (55%) têm remuneração mensal de apenas um salário mínimo.

“Os contratos milionários e o glamour da profissão são reservados para poucos. A maioria desses atletas (75%) precisa dividir o sonho de jogar futebol com trabalhos secundários. A Motbot surge para ajudar a impulsionar a carreira desses milhares de jogadores, conectando-os a pessoas, torcedores e incentivadores que gostariam de contribuir com essa evolução”, explica o CEO da empresa, Rogerio Neves.

Clique aqui para conhecer mais sobre a plataforma.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!