O Liverpool conquistou neste sábado (14) a FA Cup, a Copa da Inglaterra, o torneio de futebol mais antigo do mundo. Os Reds quebraram um jejum de 16 anos, já que tinha vencido a tradicional competição pela última vez em 2006. A segunda conquista da temporada pode ter ainda um peso maior e o Liverpool pode conquistar um feito inédito na Inglaterra.

O time de Jurgen Klopp já havia conquistado a Copa da Liga Inglesa, assim como neste sábado, diante do Chelsea. E ainda está na briga por mais duas conquistas: está na final da Champions League e vai enfrentar o Real Madrid no próximo dia 28. E é hoje o vice-líder da Premier League, com três pontos a menos que o Manchester City - cada um ainda vai fazer dois jogos.

Caso consiga o feito de levantar os quatro troféus, o Liverpool será o primeiro clube inglês a atingir a marca de levantar as quatro principais conquistas possíveis em uma temporada. O escocês Celtic foi o primeiro a atingir a façanha, em 1967, quando levantou a Champions League (então Copa dos Campeões), o Campeonato Escocês, a Copa da Escócia e a Copa da Liga Escocesa.

Apesar de, nessa trajetória, outros clubes terem conquistado quatro troféus em uma mesma temporada, em nenhum momento essa combinação foi repetir. O Bayern de Munique venceu em 2013 e em 2020 o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha, além da Supercopa da Alemanha (2013) e o Mundial de Clubes (2020).

O Real Madrid também venceu quatro troféus em uma mesma temporada em duas ocasiões (2017 e 2018), mas com combinações diferentes. Em 2018 levantou o Mundial de Clubes, a Supercopa da Espanha, a Supercopa da Europa e a Champions League. Em 2017, foi a vez do Campeonato Espanhol, Champions League, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes.

Entre os clubes das cinco principais ligas europeias, o Barcelona em 2016 conquistou a Copa del Rey, o Campeonato Espanhol, o Mundial de Clubes e a Supercopa Europeia, enquanto o PSG venceu quatro competições caseiras em 2015, 2016 e 2018: Campeonato Francês, Copa da França, Copa da Liga Francesa e Supercopa da França.