O ginasta mineiro Rayan Castro foi convocado, neste domingo (30/6),  pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A lista foi oficializada após as finais do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim, disputado na Arena UniBH, no Minas I, em Belo Horizonte. 

Durante o Campeonato Brasileiro, Rayan conquistou o recorde nacional de dificuldade em uma série do trampolim individual, alcançando a nota de 58.055.

Mineiro de Belo Horizonte, Rayan é atleta do Minas Tênis Clube. O ginasta está no clube há 12 anos, participou de competições nas categorias de base e se profissionalizou. Desde a inclusão da ginástica de trampolim no programa Olímpico em Sydney 2000, o Brasil só tinha participado em 2016 como país-sede, com Rafael Andrade.  

"Estou muito feliz e orgulhoso. O meu grande objetivo desde que cheguei em Minas sempre foi representar o Clube nos Jogos Olímpicos e colocar o meu nome na história. Quero coroar esse ciclo de Paris com a medalha olímpica”, projetou o ginasta.

No feminino, o Brasil será representado pela carioca Camilla Lopes Gomes. A atleta é uma das grandes favoritas ao pódio e conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em etapas da Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim. 

Para a equipe reserva foram convocados pela CBG, os atletas minastenistas Gabriel Sousa e Alice Gomes. Em caso de algum desfalque, os ginastas poderão ser utilizados pela Seleção Brasileira. 

Além de Rayan, quem também irá levar o nome de Minas Gerais na modalidade para Paris é o treinador Alexandro, que está no Minas há mais de 30 anos e que fará parte da comissão técnica brasileira na capital francesa. “É muito gratificante fazer parte de um momento histórico como esse, colocando o Minas no topo do esporte mundial e com o Brasil conquistando duas vagas olímpicas por merecimento”, destacou.