O tiro com arco brasileiro estreia nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta quinta-feira, 25 de julho. Um dia antes da cerimônia de abertura oficial dos Jogos, Ana Luiza Caetano e Marcus D'Almeida vão competir pela rodada de ranqueamento da modalidade no caminho pelo pódio.

Marcus D'Almeida, um dos grandes nomes do esporte olímpico brasileiro, chega à sua terceira Olimpíada como líder do ranking mundial no tiro com arco recurvo. Aos 25 anos, D'Almeida fez história ao conquistar a Copa do Mundo em 2023 e se tornar o primeiro arqueiro brasileiro a alcançar o topo do ranking mundial após sua vitória no "The Vegas Shoot" em Las Vegas. O brasileiro também tem boas lembranças de Paris, onde conquistou seu primeiro título de etapa da Copa do Mundo em 2022 e, neste ano, ganhou o bronze no Parque dos Inválidos, palco das competições de tiro com arco nos Jogos Olímpicos.

Na competição masculina, Marcus enfrentará adversários de peso. A Coreia do Sul, dominadora do tiro com arco, traz nomes como Kim Woojin, bicampeão olímpico por equipes e campeão mundial em 2021, e Lee Wooseok. Outro forte competidor é o turco Mete Gazoz, atual campeão olímpico e mundial, além do estadunidense Brady Ellison, recordista mundial e medalhista em três Olimpíadas.

Brasil estreia primeiro no tiro com arco feminino

Ana Luiza Caetano em sessão de treino para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. FOTO: Miriam Jeske/COB


Pela primeira vez, a delegação do Time Brasil em Jogos Olímpicos é formada, em sua maioria, por mulheres. Coincidência – ou não –, Ana Luiza Caetano, do tiro com arco, será a primeira atleta brasileira a competir nas Olimpíadas de Paris 2024, nesta quinta-feira, 25 de julho, às 4h30, no horário de Brasília, véspera da cerimônia de abertura. 

Ana Luiza Caetano foi destaque no Sul-Americano de 2023 com ouro individual e em equipe mista, foi eleita atleta sub-21 do ano pela World Archery das Américas. Além da prova individual, a brasileira também irá competir junto de Marcus na disputa de duplas mistas. Os brasileiros têm se destacado em competições internacionais, com conquistas como a medalha de bronze na Copa do Mundo de Medellín de 2022 e os títulos no Campeonato Panamericano e Sul-Americano de 2024. 

Marcus D’Almeida falou sobre a parceria com Ana Luiza: “Tem que ter conexão com a dupla. Dar suporte. Saber que cada tiro é um tiro. Cada um está no seu mundo, mas podemos nos ajudar. Tem essa particularidade. Alguém acaba tendo que estar no domínio da situação. Isso é importante para a dupla. Ela tem a garra. Às vezes eu sou muito frio e ela está com a garra mais ativa”.

Ana Luiza também destacou a importância de competir ao lado de Marcus: “É a minha etapa favorita dos Jogos. Sempre fui da competição por equipes. O Marcus me criou. Ele me ensinou muita coisa que eu sei do esporte. Ele me transmite tranquilidade e segurança. Posso chegar tranquila e fazer o meu”.

Os principais adversários dos brasileiros incluem os arqueiros sul-coreanos, os mais bem-sucedidos na história do esporte, com 43 medalhas, incluindo 27 de ouro. A França, anfitriã dos Jogos, também tem uma forte tradição no tiro com arco, com 24 medalhas no total.

Regras do tiro com arco na Olimpíada


A princípio, as regras do Tiro com Arco são bem simples. O alvo tem 1.22 metro de diâmetro e fica a 70 metros de distância do atleta. A ideia é acertar a flecha o mais perto do centro possível para conquistar mais pontos e vencer o oponente.

As provas individuais nos jogos se iniciam com a fase de classificação ou rodada de ranqueamento. Nessa etapa, os arqueiros disparam 72 flechas para definir a colocação de cada um. Os 64 primeiros se qualificam para a fase de mata-mata, com confrontos de eliminação simples. No caso, o 1º enfrenta o 64º, o 2º encara o 63º, e assim por diante.

 

Agenda Tiro com Arco na Olimpíada de Paris 

  • 04h30  - Ind. Feminino - Fase de Classificação  
  • 09h15  - Ind. Masculino - Fase de Classificação

 

Onde assistir Tiro com Arco nos Jogos Olímpicos de Paris-2024?

TV aberta: Globo, com as cerimônias de abertura e encerramento, além das principais competições.
TV por assinatura: Sportv, transmite as principais competições de diversas modalidades esportivas.
Streaming: Globoplay com 40 canais ao vivo e Cazé TV.