Após a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a expectativa é pelo início das disputas. Neste sábado, 27 de julho, o Brasil estará competindo em 17 modalidades. Os destaques ficam por conta do vôleisurfe, com Gabriel Medina, Filipe Toledo e Tati Weston-Webb, com grandes esperanças de medalhas para o país. Devido as chuvas que caem em Paris, a organização dos Jogos adiou as disputas do Street masculino deste sábado (27) para segunda-feira (29).
- Agenda Olímpica Paris-2024: veja os dias, horários de todas as modalidades
O surfe, que fez sua estreia olímpica em Tóquio 2020, segue para sua segunda edição com uma forte equipe brasileira. A partir de 15h30, Gabriel Medina, Filipe Toledo e Chumbinho entram em ação na disputa do feminino. Já Tati Weston-Webb, Tati Weston-Webb, Tainá Hickel e Luana Silva competiram a partir de 18h48 em Teahupo'o, no Taiti. Na Olimpíada de Paris, o Brasil é o único país com uma equipe completa, e as disputas ocorrerão ao longo de uma janela de dez dias, começando hoje.
Foto: William Lucas/COB
Medina revela que colocou os Jogos Olímpicos como foco principal no ano e agora coloca todas suas energias na conquista de uma medalha inédita para coroar sua brilhante carreira. “Meu maior sonho é conquistar uma medalha olímpica de ouro. É algo muito especial para qualquer pessoa e, para mim, que já tenho 3 títulos mundiais, também é algo muito grande. O mundo inteiro está de olho, então, seria um sonho realizar isso”, vislumbrou o surfista tricampeão mundial.
“Eu me preparei muito por esse momento. O trabalho tem sido feito e espero ser recompensado no final. Eu treinei bastante para esse evento. Me sinto 100% fisicamente, mentalmente. É uma oportunidade que só acontece de quatro em quatro anos e eu quero aproveitar”, finalizou.
As piscinas francesas também terão brasileiros na água. Guilherme Costa e Gabrielle Roncatto lideraram a equipe nos revezamentos 4x100m livre. As eliminatórias começam às 6h e as finais às 15h30, ambos horários de Brasília. No remo, Lucas Verthein e Beatriz Tavares disputarão na categoria single skiff, com os primeiros colocados de cada bateria avançando diretamente para as quartas de final. Ambos os atletas expressaram confiança em suas capacidades de avançar sem passar pela repescagem.
“Na minha bateria tem duas atletas muito fortes, da Lituânia e dos Atletas Neutros, que são as minhas principais adversárias. Acredito que posso fazer uma ótima prova e passar (para as quartas) sem precisar da repescagem. Estou bem animada para essa estreia”, pontuou Beatriz.
“Dentro da minha realidade, vim para lutar e chegar nas semifinais. Claro que todo atleta sonha em ser medalhista, mas não posso viver um sonho que ainda não é possível. O que estou vivendo nesses Jogos é uma preparação para o futuro. As atletas que vão para as semifinais são muito boas e brigam por centésimos. Essa é a minha briga, para estar entre as 12 melhores do mundo”, completou Beatriz.
Briga por medalha do tatame
No Judô, Michel Augusto e Natasha Ferreira serão os primeiros brasileiros a entrar no tatame na Arena Champ de Mars. Eles enfrentarão competidores da Costa Rica e do Japão, respectivamente. As competições começam às 5h de Brasília, com as finais programadas para começar às 11h de Brasília.
Canoagem Slalom
Ana Sátila e Pepê Gonçalves, começam suas jornadas olímpicas com a esperança de superar os desafios e trazer medalhas para casa. Ana, em particular, está em uma posição forte após bons resultados na Copa do Mundo, aumentando as esperanças de um desempenho excepcional em Paris. As provas da ocorrerão em Vaires Sur Marne, estreiam neste sábado a partir das 10h.
Ana está em sua quarta participação olímpica e disputará três provas em Paris: o C1 (canoa individual), K1 (caiaque individual), e participará do caiaque cross, que faz sua estreia em Jogos Olímpicos nesta edição na França. A expectativa no desempenho de Ana é grande, ela tem chances reais de medalha em todas as categorias.
Pepê também competirá nas três categorias: K1 e K1 cross, suas especialidades, e a poucos dias antes do início da competição, o atleta anunciou junto a comissão técnica, que participará das provas do C1. Esta será a terceira Olimpíada da carreira de Pepê.
Estreia do basquete e no vôlei
Nos esportes coletivos, a expectativa maior é pela estreia do vôlei masculino, com o Brasil enfrentando a Itália, pelo grupo B da fase de grupos. Na primeira partida do torneio olímpico, o time comandado por Bernardinho não poderá contar com o oposto Alan, que sofreu uma lesão na panturrilha esquerda e foi poupado.
O basquete também estará em quadra. No jogo da bola ao cesto, o Brasil enfrenta a França. No tênis, no torneio de duplas, as duas parcerias brasileiras entram em quadra no feminino Bia Haddad e Luisa Stefani. Elas terão pela frente, as chinesas Yuan Yue e Zhang Shuai, o horário ainda não foi divulgado.
Skate adiado
O rodada de Skate Street masculino de hoje foi adiada para segunda (29) por conta das chuvas que caem em Paris. De acordo com o comitê organizador dos Jogos Olimpícos as disputas do Street feminino estão mantidas para domingo (28).
Segundo a Confederação Brasileira de Skate, ao longo da semana, as chuvas atrasaram o início. O tempo se manteve estável na quarta-feira (24) e na quinta-feira (25), mas a chuva impediu a sessão de treinos previstos para sexta-feira (26).
Nas Olimpíadas, o Skate Street é representado por Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler. Além de Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa e Rayssa Leal, no feminino.
Confira a programação do Brasil na Olimpíada 2024, deste sábado, 27 de julho:
- 4h- REMO Single Skiff masculino – Baterias - Lucas Verthein
- 4h-REMO Single Skiff feminino- Baterias - Beatriz Tavares
- 04H30 - CCE por equipes – Adestramento - Brasil
- 04h30 - Hipismo CCE individual – Adestramento - Carlos Parro
- 04h30 Hipismo- CCE individual – Adestramento - Márcio Carvalho Jorge
Rafael Losano
Ruy Fonseca
05h - Esgrima - (Espada feminina )- Nathalie Moelhausen (BRA)- 5h Judô (-48 kg feminino) - Natasha Ferreira (BRA)
( -60 kg masculino) - Michel Augusto (BRA)
- 5h30 - Tiro Esportivo (Pistola de Ar 10 m masculino) – Classificação - Philipe Chateaubrian
- 6h - Ginástica Artística (Individual geral masculino) Classificatória -
Diogo Soares
Arthur Nory
- 6h - Natação (400m livre Feminino – Baterias ) -
- 400m livre Masculino – Baterias)
- 6h - basquete masculino - espanha x Austrália Primeira Fase
- 7h - Skate Street masculino – Preliminar -
Kelvin Hoefler
Giovanni Vianna
Felipe Gustavo
8h - vôlei masculino | Itália x Brasil - Primeira Fase
09h50 - Badminton Supanida Katethong (TAI) x Juliana Vieira (BRA)
10h - Tênis de mesa (Individual feminino – Preliminar )
10h50 – canoagem slalom (1ª Descida ) - Ana Sátila
12h15 - basquete masculino França x Brasil - Primeira Fase
14h - vôlei de praia masculino - primeira fase | André/George x Abicha/Elgraoui- 15h - Surfe masculino
- Filipe Toledo (BRA) x Alonso Correa (PER) x Kanoa Igarashi (JAP)
- 15h30 - Gabriel Medina (BRA) x Connor O’Leary (JAP) x Bryan Perez (ESA)
- 15h42 - 🥇 Final - 400m livre masculino - Guilherme Cachorrão
15h52 - 🥇 Final - 400m livre feminino - Mafê Costa - 16h - João Chianca (BRA) – Ramzi Boukhiam (MAR) – Billy Stairmand (NZL) -
- 18h48 - surfe feminino
- Tatiana Weston-Webb (BRA) – Molly Picklum (AUS) – Caitlin Simmers (EUA)
- 20h18 - Tainá Hinckel (BRA) – Luana Silva (BRA) – Camila Kemp (ALE)