Atleta da equipe brasileira de natação, Ana Carolina Vieira foi desligada da Olimpíada em Paris após atos de indisciplina e retorna ao Brasil neste domingo (28). A nadadora, que representou o país em Tóquio e já competiu na edição, teria reagido de forma desrespeitosa e agressiva a uma decisão da comissão técnica da seleção brasileira de natação.

Veja também: Nadadora expulsa da Olimpíada já saiu no tapa com colega

Conforme divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), Ana e Gabriel Santos, companheiro na equipe de natação e namorado da atleta, foram punidos por deixar a Vila Olímpica sem autorização durante a noite de sexta-feira (28). A infração teria chegado a conhecimento do chefe da equipe, Gustavo Otsuka, através de postagens nas redes sociais dos nadadores.

Os atletas foram punidos com uma advertência após uma reunião "bem tranquila", segundo relatado por Otsuka. "Eles se portaram bem, normalmente, dentro do que eu acho que o atleta deve se portar dentro de uma situação dessas. Eu não ouvi nada de mais, nada de menos. Foi bem tranquila essa situação", afirmou o chefe da equipe de natação, que destacou que os atletas não estão na França "de férias, mas para trabalhar".

Punição de Ana Carolina

Ainda segundo o COB, o agravante da situação de Ana Carolina teria sido determinado quando ela agiu "de forma desrespeitosa e agressiva". A atleta participou da prova de revezamento dos 4x100m livre feminino no último sábado (27) e também disputaria no 4x100m medley misto. 

"Ela não foi agressiva durante a reunião disciplinar. A única forma que a gente coloca a agressividade foi durante a conversa sobre a questão do revezamento, onde ela se posicionou de forma totalmente inadequada, principalmente para reivindicar o ponto dela diante da mudança da formação do revezamento", relatou Otsuka durante coletiva.

Até o momento, Ana Carolina e Gabriel Santos não se posicionaram sobre as respectivas penalidades. A expectativa é que a atleta deixe a Vila Olímpica nesta tarde para retornar ao Brasil. A equipe segue "buscando alternativas" para substituir a nadadora penalizada.