VAI, ALISON!

Medalha para o Brasil: Alison dos Santos conquista o bronze no atletismo

Pela primeira vez o país garante um pódio nos 400m com barreiras

Por Isamara Fernandes
Publicado em 03 de agosto de 2021 | 00:23
 
 
 
normal

O brasileiro Alison dos Santos conquistou a primeira medalha do Brasil nos 400m com obstáculos, na madrugada desta terça-feira (3), ao cruzar em terceiro lugar e garantir o bronze com o tempo de 46s72.

O pódio foi composto ainda pelo recordista, e melhor do mundo, o norueguês Karsten Warholm com o tempo 45.94, o norte-americano, Rai Benjamin, levando a prata fazendo 46.17 e o brasileiro conquistando o bronze. 

Em uma prova espetacular, com quebra de recorde mundial, Alison foi muito bem principalmente nos metros finais, onde garantiu o terceiro lugar com boa vantagem para o quarto colocado. 

Com o tempo de 46s72 nesta terça-feira no Estádio Olímpico de Tóquio, Alison quebrou o recorde sul-americano novamente. A marca dos três primeiros colocados foram as três melhores da história, evidenciando o altíssimo nível técnico da final desta prova.

A trajetória desse paulista de São Joaquim da Barra (SP) em uma prova que o atletismo brasileiro não tem tanta tradição é surpreendente. Ele foi o primeiro atleta do País a correr a prova abaixo de 48 segundos. Somente nesta temporada já havia quebrado o recorde sul-americano cinco vezes antes de conquistar a inédita medalha em Tóquio.

Alison consegue aliar a sua capacidade física - só de pernas tem 1,12m - com um talento raro. Quando completou 16 anos, por exemplo, começou a disputar provas na categoria adulta. Quando fez 18 anos, quebrou o recorde sul-americano sub-20.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!