Skate

Augusto Akio é vice-campeão mundial de skate park; Pedro Barros é bronze

Americano Jagger Eaton levou a melhor nota do dia e se sagrou campeão do mundo da modalidade

Por Agências
Publicado em 12 de fevereiro de 2023 | 12:52
 
 
 
normal

O Brasil fez uma final histórica no Mundial de skate Park em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, neste domingo (12), com o vice-campeonato para Augusto Akio e o bronze para Pedro Barros. Os dois chegaram a liderar a final, mas o americano Jagger Eaton consagrou-se campeão com a nota de 93,00 na última volta.

Na primeira volta, Pedro Barros deu tudo, usou bem as transferências da pista e com duas manobras 540º, o brasileiro conseguiu pressionar com uma apresentação perfeita e passou a liderar a prova com a nota de 90,00. Ainda na primeira rodada dos finalistas, Augusto Akio também mostrou skate criativo, impressionou os juízes e assumiu a vice-liderança com 88,06.

Com os brasileiros nas primeiras posições, os adversários tentaram entregar tudo nas voltas seguintes para a disputa do pódio. O americano medalha de bronze em Tóquio, Jagger Eaton, conseguiu passar Akio com 89,00 na segunda tentativa e assumir temporariamente a segunda colocação. O australiano Kieran Wooley empurrou Akio para quarto com a nota de 89,50.

Com variações de flip no skate, o "japinha" brasileiro mostrou uma linha diferente da primeira volta e simplesmente saiu da quarta colocação para a liderança com uma excelente nota: 92,00. O ouro parecia não escapar mais das mãos do Brasil, mas o americano Jagger Eaton impressionou e conseguiu assumir a liderança com um ponto a mais que Akio, ficando com o ouro com a nota de 93,00 na sua última volta.

Final feminina

Sem a participação de brasileiras na final feminina, a disputa do pódio alternou entre as japonesas Hinano Kusaki, Kokona Hiraki e a britânica Sky Brown. Na primeira volta, as japonesas assumiram a ponta, colocando pressão para notas acima de 84 pontos, seguidas da americana Bryce Wettstein em terceiro.

Medalhista de bronze em Tóquio, Sky mudou a linha na segunda tentativa para pressionar as japonesas e com uma apresentação perfeita, conseguiu superar as três primeiras colocadas e subiu para a primeira colocação com a nota de 89,63.

Na última volta, já com título de campeã mundial em mãos, Sky Brown ainda superou a nota para 90,83 com destaque para os dois 540º executados com técnica e precisão. A japonesa Sakura Yosozumi, campeã olímpica em 2022, conseguiu na última volta entrar para o pódio e ficou em terceiro lugar com a nota de 85,15. A segunda colocação ficou com Kokona Hiraki, com 86,66.

Apesar de não terem avançado à final, Yndiara Asp e Raicca Ventura conquistaram pontos importantes para o ranking olímpico. O Mundial de Sharjah é a primeira competição que vale pontos na classificação do skate park para as Olimpíadas de Paris 2024.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!