Um dos grandes favoritos à conquista da BFA, a liga brasileira de futebol americano, o Galo FA estreia neste sábado (9), no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, às 15h, contra o Tubarões do Cerrado, do Distrito Federal. O jogo, válido pela Conferência Sudeste da competição, marca o início da trajetória do time alvinegro, que já está classificado ao Minas Bowl, que é a final do Mineiro da modalidade, após duas vitórias expressivas, ambas por 58 a 0 contra Ipatinga Tigres e Juiz de Fora Imperadores. A partida terá transmissão de O TEMPO Sports.
Veja: O TEMPO Sports transmite Galo FA x Tubarões do Cerrado; saiba os detalhes
Na decisão estadual, o Galo vai encarar o grande rival Cruzeiro no dia 16 de julho, às 16h, também no Alçapão do Bonfim, o tradicional estádio Castor Cifuentes. Todavia, antes do clássico, o foco atleticano está no campeonato nacional, torneio vencido pela equipe em 2018. Os alvinegros chegam para esta edição fortalecido com a chegada de reforços estrangeiros. Um dos destaques é o norte-americano Parris Lee, um velho conhecido do Galo e que disputará a BFA e a CBFA.
Outro jogador dos Estados Unidos que reforça os quadros do Alvinegro é o Free Stafety e Cornerback, Tyren Chaquile Quinn, que integrou a equipe do Cincinatti Bengals, na NFL, sendo parte do practice squad, o time de treinamento da franquia do estado norte-americano de Ohio.
Mas o destaque não fica apenas dentro de campo. O Galo FA conta com o técnico ofensivo Abel Hernández, mexicano que teve como seu último trabalho a passagem pela equipe do Raiders Arboledas, de seu país natal, onde atuou como treinador principal.
Ingressos
Os ingressos para acompanhar a partida entre Galo FA e Tubarões do Cerrado, no próximo sábado (9), custam R$ 10 e crianças com até dez anos têm entrada gratuita.
Compre aqui o ingresso
Os bilhetes também pode ser adquiridos presencialmente no polo Nova Lima da Faculdade Unicesumar, patrocinadora da equipe. No dia do jogo, as bilheterias abrem às 9h.
Recentemente, o Galo FA fez dois jogos no estádio de Nova Lima pelo Campeonato Mineiro, vencendo ambas com ampla vantagem, confirmando seu favoritismo e garantindo vaga na final do torneio contra o Cruzeiro FA, ainda sem data definida para acontecer.
Coelho presente
Além do Galo FA, quem também representa Minas Gerais na disputa da Conferência Sudeste da BFA é o América Locomotiva. No último dia 25 de junho, o Coelho foi a campo pela competição e abriu sua participação com uma vitória de virada para cima do Macaé Oilers por 26 a 21. O triunfo deu um novo ânimo para o Alviverde, que teve um início de temporada bastante aquém, sendo eliminado do Campeonato Mineiro. O Locomotiva tentará seguir nos trilhos no próximo dia 23 de julho, quando terá pela frente o bicampeão nacional Cuiabá Arsenal.
Entenda o regulamento da BFA
A Liga BFA desta temporada conta com a presença de 40 equipes divididas em cinco conferências regionalizadas. A organização do torneio prevê a realização de 102 jogos entre temporada regular, playoffs e o tão sonhado Brasil Bowl, previsto para o dia 19 de novembro. Além de Galo FA, América Locomotiva e Macaé Oilers, a Conferência Sudeste tem as presenças de Vasco Almirantes e Palmeiras Locomotives. Por ter três participantes apenas, Tubarões do Cerrado, Cuiabá Arsenal e Sorriso Hornets, as equipes da Conferência Centro-Oeste farão partidas contra times do Sudeste, como é o caso do jogo deste sábado (9), entre Galo FA e Tubarões, em Nova Lima.
Na temporada, regular cada equipe fará quatro jogos, sendo dois em casa e dois com mando de campo do adversário. As duas equipes com melhor campanha seguirão para a grande decisão regional, que será disputada com mando de campo do time com melhor campanha. Os cinco campeões de conferência avançam para a fase chamada Playoffs Nacionais, composta por um jogo de wildcard, espécie de repescagem, entre o campeão do Norte e o campeão do Centro-Oeste, com mando do campeão do Centro-Oeste, e duas semifinais, compostas pelos campeões das demais conferências e pelo vencedor do jogo eliminatório. Em seguida, os vencedores das semifinais se enfrentam no Brasil Bowl.
Por que o Cruzeiro não está na BFA?
Na final do Mineiro de futebol americano, o Minas Bowl, o Cruzeiro tinha anunciado desde fevereiro sua presença no Campeonato Brasileiro da modalidade, organizado pela Confederação nacional. A Raposa optou pela não presença na Liga BFA. O Galo FA, por sua vez, garantiu presença nos dois torneios nacionais e luta para estabelecer uma dobradinha inédita no país. A estreia de Cruzeiro e Galo FA no Brasileiro da Confederação está prevista para o dia 30 de julho, mas esta data pode sofrer alteração em decorrência do calendário dos times e a final do Estadual. Este confronto do dia 30 seria exatamente entre os dois rivais estaduais, abrindo o grupo A.