A maior rivalidade do futebol mineiro também decidirá o título da bola oval neste sábado (16). às 16h, Galo FA e Cruzeiro FA entram no gramado do Castor Cifuentes, em Nova Lima, para decidir quem levará o Minas Bowl, a grande decisão do Campeonato Estadual de futebol americano. Favorito à conquista, o time alvinegro busca o tricampeonato do Minas Bowl e encara os Celestes ansiosos pela primeira conquista desde o retorno da Raposa ao cenário do FA.
No ano passado, o Galo não tomou conhecimento do Cruzeiro, vencendo a grande decisão da Liga MGFL por 40 a 3, em jogo disputado no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Era o início de trabalho do time estrelado, que buscou se reestruturar neste período e espera um jogo de grande nível contra o Atlético, neste sábado (16).
"O que mudou em relação àquele time e este de agora é que é uma equipe diferente. Naquela época, trouxemos muitas pessoas de fora para poder participar do campeonato. Mas, nesta temporada, focamos em atletas do nosso time de formação e temos visto a evolução dos atletas de base. Já temos cinco vitorias seguidas dentro da competição", disse Ramon Gomes, técnico do Cruzeiro FA.
O comandante interino da Raposa está confiante, mas também não deixou de apontar que o Cruzeiro tem problemas para este compromisso. Ele terá que lidar com lesões. Mas este não será o único confronto dos rivais neste mês. No dia 30 de julho, eles voltarão a se encontrar pela estreia do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano.
"Eu vejo este jogo como uma oportunidade de mostrar o quanto evoluímos, o que podemos melhorar. Alguns atletas nossos se lesionaram. Vamos para o jogo sem contar com três titulares lesionados. Mas já temos no nosso elenco reforços para o Brasileiro. Eles não estão atuando, pois a inscrição do campeonato já se encerrou. Mas, na próxima partida (do Brasileiro), poderemos contar com eles e aí eu vejo um jogo que tende a ser ainda mais equilibrado", salientou Ramon.
O head coach, treinador principal da equipe, deverá permanecer no comando do Cruzeiro até o jogo deste sábado (16). Ramon sairá do comando técnico celeste para a entrada de um novo profissional a ser anunciado pelos celestes. Júlio César Ribeiro, diretor operacional do Cruzeiro FA, também comentou sobre a importância deste compromisso para o clube e a sequência do ano.
"Para esse ano estamos com um time mais caseiro, pessoal formado na equipe e reforçado com atletas de BH e região. Esse time está junto há seis meses, jogando e treinando, acho que esse é um diferencial. O fato do Minas Bowl ser contra o maior adversário do Cruzeiro, um clássico, dá uma energia extra para qualquer um, ninguém quer perder para o rival", reforçou Júlio.
O lado alvinegro
Apontado como um dos principais times do futebol americano nacional, o Galo FA chega para a grande decisão como o time a ser batido. Para chegar à decisão, o time simplesmente atropelou o Juiz de Fora Imperadores, batendo o time da Zona da Mata mineira por 56 a 0.
"O Galo FA vem se preparando para a temporada de 2022 em um nível fortíssimo, são duas competições nacionais e nada menos que um clássico no Minas Bowl, a tão sonhada final do do Mineiro. O clássico mexe com todos nós atleticanos e cruzeirenses, e no futebol americano não é diferente. A equipe de desempenho e saúde vem trabalhando duro para deixar os atletas em alto nível, e amanhã (sábado) esperamos colher o fruto de todo trabalho já feito", disse Eddie Aragão, CEO e vice-presidente do Galo FA.
Na busca pelo tricampeonato do Minas Bowl, o Galo conta com um time mais entrosado e com a total confiança da diretoria no trabalho feito pelo Head Coach, o técnico principal, Joaquím Juarez. Ele não chegou a colocar força máxima em nenhum dos três jogos que o time disputou até aqui, mas mesmo assim o alvinegro venceu por larga vantagem e sem levar um touchdown sequer. Além do atropelamento aplicado no Juiz de Fora Imperadores, o Galo FA venceu Neste ano, o Galo FA superou o Ipatinga Tigres por 58 a 0, ainda pelo Mineiro; e também o Tubarões do Cerrado-DF, por 44 a 0, pela Liga BFA.
"A preparação vem em todos os âmbitos: motivacional, físico, tático e técnico. Confiamos em nossa comissão técnica, e sabemos a importância da vitória sobre o principal rival e vamos com tudo para ser o vencendo e levantar o tricampeonato. Investimos tempo suor e sangue para que nossos guerreiros possam ser vitoriosos em todas as batalhas principalmente nesta", concluiu Eddie.
Como fazer para acompanhar Galo FA x Cruzeiro FA?
A entrada no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, é gratuita. O jogo ainda será transmitido no canal do YouTube do BandSports.