A temporada das competições continentais na Europa está chegando ao fim e a primeira dessas decisões será nesta quarta (17), quando o Rangers, da Escócia, e o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, decidem, às 16h (de Brasília), a Liga Europa, o segundo mais importante torneio do Velho Continente. A final será em Sevilla, na Espanha, no estádio Ramón Sánchez Pizjuan.
O Rangers eliminou o RB Leipzig, da Alemanha, na semifinal e quebrou um longo jejum: desde 2008 um time escocês não chegava a uma decisão europeia - foi o próprio Rangers, que perdeu a final da própria Liga Europa para o Zenit, da Rússia. Já o Eintracht Frankfurt eliminou o West Ham, da Inglaterra.
Se for campeão, o Rangers quebra um jejum ainda maior: a última conquista continental de um time escocês foi em 1983, quando o Aberdeen, comandado por Alex Ferguson, mundialmente conhecido pelo trabalho no Manchester United, foi campeão da antiga Recopa Europeia, competição formada pelos campeões das copas nacionais - torneio extinto no final da década de 1990. O Aberdeen derrotou o Real Madrid na final. Em 1972, o próprio Rangers venceu o torneio, contra o Dínamo de Moscou.
A chegada à decisão marca o ápice da recuperação do Rangers, maior campeão escocês da história, com 55 títulos, mas rebaixado para a quarta divisão nacional na temporada 2012/13 por causa de uma dívida astronômica e pela sonegação de impostos.
O Rangers venceu a quarta divisão em 2013, a terceira em 2014 e ficou dois anos na segundona, só voltando para a elite na temporada 2016/17. Em 2021, sob o comando do treinador inglês Steven Gerrard, voltou a vencer o Campeonato Escocês.
O Eintracht Frankfurt também pode quebrar um longo jejum. O tradicional clube alemão, fundado em 1899, conquistou a Copa da Uefa, antiga denominação da Liga Europa, na temporada 1979/80. Durante todo esse tempo, só voltou a levantar duas taças: foi campeão da Copa da Alemanha em 2018 e da segunda divisão alemã em 1998.
O Eintracht fez bonito em sua trajetória na Liga Europa, eliminando o Barcelona nas quartas de final em um estádio Camp Nou lotado por torcedores alemães. Só para essa partida em Sevilla, mais de 100 mil ingressos foram solicitados pelos torcedores do Frankfurt.
As outras duas competições continentais europeias serão definidas na semana que vem. Na quarta, dia 25, Roma (Itália) e Feyenoord (Holanda) decidem a primeira edição da Conference, na Arena Nacional de Tirana, capital da Albânia. Já no sábado, dia 28, Liverpool e Real Madrid decidem a Champions League, em Paris, na França, no Stade de France.