Quem gosta de futebol americano terá a oportunidade de acompanhar uma rodada dupla em Belo Horizonte. Isso, porque neste sábado (31), tanto o América Locomotiva, quanto o Galo Futebol Americano, entram em campo na capital mineira para suas respectivas partidas contra dois times cariocas, o Vasco Almirantes e Flamengo Imperadores.
Além da coincidência de enfrentarem dois times do Rio de Janeiro, como jogam em horários e locais distindos, os torcedores que quiserem poderão acompanhar ambas as partidas.
O primeiro a entrar em campo será o 'Trem Mineiro' que encara o Vasco, às 13h30, no Centro Esportivo Universo, localizado na Rua Paru 762, bairro Nova Floresta. Já no início da noite, às 18h, é a vez do Galo FA, atual campeão nacional, encarar o Flamengo, em partida que será disputada no Sesc Venda Nova, com entrada pela Rua Maria Borboleta, sem número, bairro Letícia.
Os ingressos de ambas as partidas custam R$ 10 e serão vendidos na portaria dos locias dos jogos.
Do futebol jogado com os pés, ao futebol da bola oval
Considerado um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, a partida entre Galo FA e Flamengo Imperadores será histórica, já que será a primeira vez que os dois times se enfrentarão no futebol americano.
"É um prazer poder fazer parte de uma partida como essa, que vem com toda a carga da rivalidade histórica entre essas duas camisas, mesmo sendo em outro esporte", diz o cornerback do Galo FA Raphael Cruz.
O jogador que retorna ao time alvinegro nesta partida, após ter jogado na Austria, onde foi campeão nacional, é um dos destaques da partida. Afinal se tem um jogador que já participoi de jogos com este mesmo apelo, é ele que já jogou pelo Corinthians Steamrollers, Cruzeiro e Galo.
Para encostar no recorde brasileiro
Outro ingrediente especial que a partida terá, é o fato de o Galo FA estar cada vez mais perto de alcançar a maior sequência de invencibilidade da história do futebol americano no Brasil. Iniciada em 2016, atualmente o time alvinegro possui 37 vitórias seguidas e está a duas de alcançar o recorde de 39 do Corinthians Steamrollers, conquistado entre 2011 e 2013. Coincidentemente o próprio Raphael Cruz fazia parte daquela equipe.
"Óbviamente nosso objetivo é conquistar o bicampeonato da BFA com o Galo, porém, antes podemos fazer história que é alcançar e superar esse recorde. É impossível não pensar nisso, pois é algo que começou há três anos e estamos tão próximos. Serve também como um incentivo a mais pra gente entrar com sangue nos olhos e buscar a vitória desde o início", confia.
Olha o trem
Já o outro duelo entre mineiros e cariocas, a expectativa é para mais uma grande partida. Afinal América Locomotiva e Vasco Almirantes são times com poderio similares e no futebol americano, o equilíbrio é o principal ingrediente para grandes partidas.
Aliás, é exatamente em grande jogos que o Trem Mineiro vem se especializando neste ano. Prova disso foram as duas primeiras partidas do time na BFA. Em sua estreia a equipe mineira perdeu para o Flamengo Imperadores, por 35 a 22, já na segunda rodada da competição bateu o Corinthians Steamrollers por 28 a 20.
“O jogo contra o Vasco será um dos maiores desafios da temporada, mas confiamos no nosso trabalho. Estamos estudando e nos preparando muito para jogos como esses. Sinto que ainda não mostramos nem metade do nosso potencial, e são em jogos complicados que nossos esforços são postos aprova” disse o wide receiver Marcelo Mattos.