O Sada Cruzeiro recebeu, neste sábado, o novato da Superliga masculina, que passa longe de estar brigando para cair para a série B. O Apan Blumenau (SC), contrariando algumas previsões, chegou para o confronto da 8ª rodada do returno, dentro da zona de classificação e já garantido na próxima Superliga. Os catarinenses não tinham nada a perder contra o maior favorito ao título, que chegava de 19 vitórias seguidas e ainda sem perder em 2020.
Mesmo tendo uma constante 'pedra no sapato', o Cruzeiro se virou para não ver a zebra passear no Riacho. O retrospecto azul agora é ainda maior após triunfo de 3 a 0 (25/22, 25/23 e 25/19), que o mantém na liderança isolada. A diferença na ponta, que era de três pontos, agora é de cinco, graças a vitória do Fiat Minas sobre o EMS Taubaté Funvic (SP), também neste sábado, na Arena da Rua da Bahia. O oposto Luan, que entrou com a partida ainda em andamento, foi eleito o melhor em quadra e levou pra casa o troféu Viva Vôlei.
Faltando três rodadas para o fim da fase de classificação, o Cruzeiro encaminha a liderança ao final da fase de classificação, o que lhe dará importante vantagem nas próximas fases do torneio. Os próximos dois compromissos são contra concorrentes diretos ao título. O Sesi (SP) recebe os mineiros na quarta-feira, antes da reedição da semifinal da última Superliga diante do EMS Taubaté Funvic (SP), atual campeão da Superliga. O lanterna Ponta Grossa será encarado na rodada de despedida do returno.
Dando chance para suplentes
Já pensando nos play-offs e também na manutenção da liderança, o técnico Marcelo Mendez, do Cruzeiro, poupou titulares e deu ritmo para peças que certamente serão importantes nos momentos decisivos que se aproximam. O oposto Evandro, que se acostumou com a titularidade, voltou a ganhar chance, assim como o ponta e capitão Filipe e o central Cledenílson.
O Blumenau aproveitou a ausência dos titulares do adversário para fazer jogo duro. No primeiro set, não só trocou pontos como ficou na frente do placar em vantagens mínimas. O Cruzeiro não mostrava a costumeira eficiência na parte ofensiva e pecava em algumas marcações. Do outro lado, o time do Sul do país tinha bom aproveitamento no seu side out e conseguia ter volume de jogo para testar a paciência celeste.
Foi no empate nos 20 pontos que os donos da casa passaram na frente em ataque pra fora dos visitantes. Quando assumiu a dianteira, o Sada não deu chance para ser surpreendido e fez 1 a 0 logo depois.
No segundo set, o Blumenau incomodou ainda mais. O ponta Daniel tinha boas passagens pelo saque, que ajudaram em uma boa diferença de 16 a 10. O ataque celeste não tinha sequência e Mendez colocou Luan e Conte nos lugares de Evandro e Perrin para tentar melhorar a virada de bola. A dupla substituição deu muito certo, com a parte ofensiva do Cruzeiro melhorando consideravelmente. Luan contagiou o time com sua vibração e energia para o empate e a virada serem buscados, fazendo o time ser recompensado com o 2 a 0.
Com Conte e Luan mantidos no time, o Cruzeiro sabia que não poderia dar chances para o Blumenau na terceira etapa. Desta vez, foi a vez da Raposa assumir a frente do placar para jogar a pressão para o outro lado. Os três pontos de vantagem deram uma boa tranquilidade para os azuis, que evitaram dar pontos de graça, mesmo tendo o time catarinense no encalço constante. Mantendo bom ritmo de saque e ataque, o time da casa tratou de fazer o 3 a 0 para fechar a rodada na liderança com uma diferença ainda maior do que poderia se esperar.
Rival vai bem e ajuda o Cruzeiro
Enquanto jogava no ginásio do Riacho, em Contagem, o Sada Cruzeiro sabia que poderia ser beneficiado por um outro jogo da rodada na capital mineira. O Fiat Minas recebeu o EMS Taubaté Funvic (SP), vice-líder e adversário direto dos celestes na briga pela liderança. Só os três pontos interessavam aos paulistas, com três pontos e duas vitórias a menos que o Cruzeiro.
Jogando dentro de casa, o Minas mostrou porque havia vencido, recentemente, dois favoritos, fora de casa, como Sesi (SP) e Sesc (RJ). A equipe da Rua da Bahia ajudou e muito o seu maior rival em triunfo por 3 a 2 (25/21, 20/25, 20/25, 29/27 e 15/8), que mantém a equipe de Lourdes na sexta posição. Quem também se deu bem foi o América, que esteve no interior paulista e venceu o Vôlei UM Itapetininga por 3 a 0 (26/24, 25/17 e 25/21) para se manter na penúltima posição, se afastando da lanterna, que segue com o Ponta Grossa (PR).
Escalações:
Sada Cruzeiro: Cachopa, Evandro, Isac, Cledenílson, Perrin, Filipe e Lukinha. Entraram: Luan, Otávio, Conte, Rodriguinho. Técnico: Marcelo Mendez
Blumenau: Evandro, Franco, Ialisson, Babu, Ricardo, Daniel e Filipinho. Entraram: Dayan, Samuca, Kelvin, Jamelão, Felipe. Técnico: Andre Donega
Arbitragem: Luis Henrique Coutinho e Paulo de Tarso