A penúltima rodada do Campeonato Mineiro tem início neste sábado (12), às 16h, no Almeidão, em Tombos, com o confronto entre Tombense e URT. O duelo pode definir a permanência ou não das equipes no Módulo I em 2023. 

O Tombense está realizando um campeonato abaixo do esperado para um clube que irá disputar a Série B do Brasileirão. Com apenas oito pontos ganhos, o Gavião Carcará não tem mais chances de ir à semifinal. Precisa vencer a URT para respirar na luta contra o rebaixamento e torcer por uma combinação de resultados dos concorrentes diretos. 

Já a URT é a primeira equipe fora da zona da degola. O Trovão Azul tem apenas um triunfo no torneio, e com aproveitamento de 25,9%, necessita desesperadamente de uma vitória em Tombos para não deixar tudo para a última rodada, contra o Democrata de Governador Valadares, no Zama Maciel. 

Neste domingo (13), às 11h, Caldense e Athletic se enfrentam no Ronaldão. Os clubes vêm incomodando e brigando contra os três grandes de Belo Horizonte pelas primeiras posições da tabela. A partida vale vaga na semifinal do Campeonato Mineiro. 

O time da casa encontra-se na quarta colocação, na zona de classificação para a semifinal, com 18 pontos, conquistados em seis vitórias e três derrotas – é a única equipe que não empatou. Se a competição terminasse hoje, decidiria uma vaga na final diante do Galo, líder e atual campeão. 

Já os visitantes estão em segundo, à frente do Cruzeiro, com 19 pontos, a mesma quantidade que a Raposa. Dos nove jogos, venceu seis, empatou um e perdeu apenas dois. 

Ambos vêm de vitórias: o time do Sul de Minas ganhou do Democrata em casa por 1 a 0, enquanto equipe de São João del-Rei goleou a URT por 4 a 0 no Campo das Vertentes. 

Esta será apenas a segunda vez que as equipes se enfrentam na história. A primeira foi no Campeonato Mineiro do ano passado, em um empate sem gols. 

Também neste domingo (13), às 16h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, Villa Nova e Patrocinense se enfrentam. O Leão do Bonfim tem 12 pontos ganhos. Em 9 jogos, foram 2 vitórias, 6 empates e uma derrota. Um triunfo é de grande importância para o Villa na luta por uma vaga na Série D 2023.

Por outro lado, o Patrocinense precisa de resultados positivos nas duas últimas rodadas e ainda contar com tropeços de Pouso Alegre e Uberlândia. O Pousão e o Alviverde do Triângulo têm 6 pontos cada. Caso vençam seus compromissos, alcançam a soma máxima de 12. Como o Patrocinense possui 7 pontos, se vencer os jogos restantes, chegará a 13, não podendo mais ser alcançado pelas equipes do Z2.