O Sada Cruzeiro confirmou seu favoritismo e venceu o Praia Clube, neste sábado, 12 de outubro, no Ginásio do Mineirinho, por 3 sets a 0. Com o resultado, a equipe celeste garantiu mais uma vaga na final do Campeonato Mineiro de Vôlei. A decisão será neste domingo (13), às 11h30, e contará com transmissão ao vivo pelos canais de YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports, em parceria com a Rede Minas. O confronto, considerado uma das maiores rivalidades do voleibol brasileiro, colocará o Sada Cruzeiro frente a frente com o Itambé Minas, time que tem sido seu adversário nas últimas decisões do torneio. Antes da grande final, Praia Clube e JF Vôlei disputarão o terceiro lugar, às 9h30, no mesmo local.

Filipe Ferraz, ex-jogador e ídolo do Sada Cruzeiro, iniciou sua trajetória no clube em 2010 e, desde então, acumulou todos os títulos possíveis como atleta, incluindo o Campeonato Mineiro. Em 2021, após se aposentar, assumiu o comando técnico da equipe e tem mantido o time no topo, vencendo todas as edições do Estadual desde então, sempre contra o Minas. O Sada Cruzeiro, inclusive, conquistou as últimas 14 edições do torneio, mas, historicamente, o Minas ainda lidera em número de títulos, com 20 troféus contra 15 da equipe celeste.

Apesar do retrospecto favorável, Ferraz prevê um confronto bastante equilibrado na final de domingo. "Será mais uma grande decisão, e nossa equipe tem trabalhado duro, inovando e trazendo elementos novos para o nosso jogo. Hoje focamos bastante no bloqueio, e sabemos que amanhã será um jogo ainda mais disputado. Precisamos continuar firmes, ajustando nossa defesa e bloqueio, e, claro, contando com o apoio da nossa torcida, que sempre nos empurra para frente", comentou o treinador.

A expectativa para a final é alta. Segundo a Federação Mineira de Vôlei, nove mil ingressos já foram vendidos, e o setor inferior do ginásio está esgotado. Jogar com a torcida a seu favor é, sem dúvida, um fator extra para o Sada Cruzeiro, e Filipe Ferraz não esconde a empolgação de estar à frente da equipe em mais uma decisão com casa cheia. "É incrível. Sabemos o quanto a torcida do Cruzeiro é apaixonada e sempre nos apoia. Hoje, a equipe se dedicou muito, mas amanhã teremos que nos doar ainda mais. O jogo de hoje foi disputado, mas sabemos que precisamos de ainda mais intensidade para vencer o Minas. Estamos prontos para lutar pela vitória", concluiu.