O Sada Cruzeiro encara o Sesi Bauru na sexta-feira, 18 de outubro, na decisão da Supercopa de vôlei masculino. A partida será realizada em jogo único às 21h30, no ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), em São Luiz, no Maranhão. O confronto tem transmissão ao vivo do SporTV 2.

A Supercopa de vôlei marca o início da temporada nacional de clubes, e reúne os campeões da Copa Brasil e da Superliga da temporada anterior. Neste ano, o confronto será entre o Sada Cruzeiro, vencedor da Copa Brasil, e o Sesi Bauru, campeão da Superliga. Desde sua criação em 2015, o torneio tem a equipe celeste como o maior campeão, com cinco títulos em nove edições. Já a equipe paulista busca seu segundo título, o primeiro foi conquistado em 2018, quando derrotou a Raposa na final.

As duas equipes tiveram apenas algumas mudanças nesta temporada. O Sada Cruzeiro manteve boa parte do elenco que foi campeão da Copa do Brasil de vôlei de 2024, como Wallace e Rodriguinho, que já ultrapassam 11 anos com a camisa celeste. Apenas o ponteiro López, ídolo do time celeste, e o levantador Uriarte se despediram do clube e abriram espaço para o ponteiro Douglas Souza, que foi campeão olímpico com a seleção brasileira, e do levantador Matheus Brasília.

Douglas Souza e Matheus Brasília reforam o Sada Cruzeiro nesta temporada 2024/25 | Foto: Agencia i7/Sada Cruzeiro/Divulgação

O Sesi Bauru seguiu o mesmo caminho e sustentou a base sólida no elenco campeão da Superliga 2023/24. Principalmente, o oposto Darlan, destaque na seleção brasileira, maior pontuador da final do torneio e eleito o MVP da temporada, como o melhor jogador do campeonato nacional. Além dele, Lukas Bergmann, Éder Carbonera, Guiga, Vitinho, Robert, Pureza, Thiaguinho, Mateus Bender, Thiery, e o técnico Anderson Rodrigues, também tiveram o contrato renovado. Enquanto os centrais Maycon Leitte e Vinicius Silva, o ponteiro Mão e o oposto Acerola deixaram o clube paulista.

No início desta temporada as duas equipes viveram momentos distintos nos torneios Estaduais. O Sada Cruzeiro garantiu o 15º título Mineiro consecutivo após bater o Itambé Minas por 3 sets a 1. Na fase classificatória, o clube estrelado figurou na segunda colocação, atrás da equipe minastenista e perdeu apenas uma partida. 

Já no campeonato Paulista a história foi outra. O Sesi Bauru foi eliminado pelo Suzano nas semifinais após serem superados no golden set por 25 a 23, após os susanenses perderem por 3 a 1, com parciais de 25/22, 25/20, 23/25 e 25/10. O set desempate foi necessário, já que os rivais venceram a ida em Bauru por 3 a 2. Na primeira fase, a equipe paulista terminou na terceira colocação na tabela com seis vitórias e uma derrota em sete jogos.

“Esperamos um jogo difícil. O Sesi vem de uma título na última Superliga, e nesta temporada tiveram uma derrota no Paulista e ficaram de fora da final. Então a gente também sabe que eles vão vir aí para brigar lá em cima. Da nossa parte vamos focados e com tudo para essa decisão”, projeta o ponteiro Rodriguinho do Sada Cruzeiro.

Sada Cruzeiro x Sesi Bauru - retrospecto

Sada Cruzeiro aposta no retrospecto favorável diante do Sesi Bauru para garantir mais um título da Supercopa do Brasil de vôlei masculino. Nos últimos dez confrontos diretos, a equipe celeste venceu nove. O último confronto foi disputado em março desde ano pela Copa do Brasil de vôlei e a Raposa saiu vitoriosa por 3 sets a 0. 

As duas equipes protagonizaram a decisão da Super Copa de vôlei masculino em 2018, em Belo Horizonte. À época, Sesi Bauru competiu como vencedor da Copa Brasil, enquanto o Sada Cruzeiro, campeão da Superliga, do ano anterior. A partida terminou em 3 sets a 0 com parciais de 25/22, 25/19 e 25/22. 

A última vitória do Sesi Bauru diante do Sada Cruzeiro foi em 20 de novembro de 2021, por 3 sets a 1. Na partida, as parciais foram de 24/26;30/28;20/25;14/25. No ginásio do Riacho em Contagem. Antes, o último triunfo da equipe Paulista havia sido na 20ª rodada da Superliga, no dia 4 de março de 2020. Na ocasião, a equipe paulista garantiu o triunfo pelas parciais de 25/20;25/19 e 25/20.

Elenco do Sada Cruzeiro

  • Levantadores: Matheus Brasília e Rodrigo Ribeiro;
  • Opostos: Wallace e Oppenkoski;
  • Ponteiros: Rodriguinho, Douglas Souza e Vaccari;
  • Centrais: Lucão, Otávio e Cledenilson
  • Líberos: Alê e Lukinhas

Elenco do Sesi Bauru 

  • Levantadores: Thiago Pontes Veloso e Matheus Konrad Bender
  • Centrais: Éder Carbonera, Vinicius Elias da Silva Rosa (Piauí), Maycon Leite e Thiery
  • Ponteiros: Tiago Wesz (Mão), Guilherme Liberal Emina (Guiga), Robert Pablo Valença dos Anjos e Lukas Bergmann
  • Opostos: Darlan e Newton Fernandes Filho (Acerola)
  • Líbero: Douglas Pureza


Supercopa de Vôlei masculino 2024: onde assistir 

O público poderá acompanhar a partida da Supercopa de Vôlei Masculino 2024 ao vivo nos canais SporTV na TV fechada. Pela internet, o jogo estará disponível na plataforma de streaming da Globoplay, através do sinal ao vivo dos canais.

Supercopa de Vôlei Masculino 2024

  • Sada Cruzeiro x Sesi Bauru
  • Data: sexta-feira, 18 de outubro, às 21h30
  • Local: ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), em São Luiz, Maranhão
  • Onde assistir: SporTV ou Globoplay