O Gerdau Minas derrotou o Ypê Paulistano Barueri por 3 sets a 0 (25/23, 25/19 e 25/23) na noite deste domingo (2 de fevereiro), em partida realizada na Arena UniBH pela 16ª rodada da competição. Com o resultado, o time assume a liderança da competição de forma provisória, superando o Sesi Bauru nos critérios de desempate.
Já recuperado da derrota sofrida na última rodada, contra o Maringá, o Minas dominou a partida com destaque para a oposta Kisy, maior pontuadora do jogo, com 19 pontos, e a central Thaísa. A atleta foi, inclusive, eleita a melhor jogadora em quadra, ganhando o troféu Viva Vôlei.
As equipes já haviam se enfrentaram no primeiro turno do campeonato, quando o time mineiro venceu por 3 sets a 1. Desta vez, o Barueri começou abrindo vantagem, mas as donas da casa acabaram fechando o set em 25 a 23, com ponto por saque na rede da oposta Jheovana.
As atletas do Minas mantiveram o ritmo na segunda e terceira fase do jogo, sem dar aberturas para a equipe paulista. Os dois pontos decisivos vieram em mais um erro de Jheovana, na segunda parcial, e em um ataque de Yonkaira Peña, que garantiu a vitória para as mineiras.
O resultado garantiu a 13ª vitória do Gerdau Minas em 16 partidas na Superliga Feminina. A equipe soma 36 pontos na competição, assim como o Sesi Bauru, mas à frente por ter uma vitória a mais. Apesar de poder "dormir" na liderança, o Praia Clube pode assumir o posto caso vença sobre o Pinheiros, nesta segunda-feira (3), em partida no Ginásio UTC, em Uberlândia.
O Minas volta a jogar pela Superliga em 13 de fevereiro, quando enfrenta o Pinheiros em São Paulo. Antes disso, o time encara o Osasco na semifinal da Copa Brasil de vôlei feminino.