Minas Gerais será a capital do vôlei sul-americano em março. O Estado sediará os campeonatos sul-americano de clubes masculino e feminino. As competições vão reunir as melhores equipes do continente em busca das taças e de vagas nos respectivos Mundial de Clubes. E o fã de vôlei poderá acompanhar tudo em O TEMPO, que vai transmitir, de forma exclusiva, os dois torneios. Reafirmando seu compromisso com a melhor cobertura do vôlei no país, serão exibidas, ao vivo, 30 partidas nos canais do YouTube de O TEMPO e de O TEMPO Sports. Além disso, o portal O TEMPO, a edição impressa de O TEMPO vão trazer análises, informações exclusivas e todos os detalhes das duas maiores competições de clubes do continente.
- Confira a tabela do Sul-americano de clubes de vôlei feminino
- Veja a tabela do Sul-Americano de clubes de vôlei masculino
O torneio feminino será realizado entre 7 e 11 de março, na Arena Uni-BH, em Belo Horizonte. Já a disputa masculina está marcada para sua realização entre os dias 12 e 16 de março, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia.
“A importância de o Brasil, especialmente Minas Gerais, sediar torneios como esse demonstra a força do voleibol nacional e, sobretudo, dos clubes mineiros. Isso se reflete diretamente na relevância da competição, já que o Sul-Americano de Clubes hoje classifica duas equipes para o Campeonato Mundial de Clubes, que acontece em dezembro e é considerado a Olimpíada dos Clubes. O apoio de Minas e de seus clubes é fundamental para a realização do torneio e para o fortalecimento do reconhecimento internacional da modalidade”, destacou Tullio Teixeira, presidente da Confederação Sul-americana de Vôlei (CSV) e vice-presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
As competições, organizadas pela Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), reunirão, no feminino, equipes de Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Uruguai e Venezuela, além dos representantes brasileiros, Gerdau Minas, o atual campeão, e o Dentil Praia Clube, de Uberlândia. No masculino, o Brasil será representado pelo Sada Cruzeiro, que venceu a última edição, Praia Clube, anfitrião do torneio, e o Sesi Bauru, atual campeão da Superliga.
"Transmitir dois torneios deste porte nos enche de orgulho e fortalece nossa busca pelo apoio incondicional ao vôlei, um dos esportes mais importantes no mundo. Ofereceremos aos nossos telespectadores e leitores a melhor cobertura das competições, já que está no DNA de O TEMPO o jornalismo profissional e de qualidade", afirmou Juvercy Júnior, Editor Executivo de O TEMPO.
“Receber o Sul-Americano é mais um reconhecimento da força do voleibol mineiro. Temos os principais times do Brasil na atualidade e um público apaixonado, que certamente fará a diferença na arquibancada”, destaca Marise Xavier Brandão, presidente da Federação Mineira de Voleibol (FMV).
Todos os jogos da fase classificatória serão transmitidos exclusivamente nos canais de YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports. Já as semifinais, as disputas de terceiro e quarto lugares e as finais serão transmitidos também no canal por assinatura Sportv.
Formato da competição e vagas no Mundial
Os campeões e os vices do Sul-Americano garantem vagas no Mundial de Clubes 2025. No feminino, o torneio será disputado por sete equipes, divididas em dois grupos. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais. Os vencedores disputam a decisão. No masculino, serão três grupos. Se classifiam para as semifinais os primeiros colocados de cada chave, além do melhor segundo lugar.
Grupos do torneio feminino:
- Grupo A: Gerdau Minas, Estudiantes de La Plata (Argentina) e Deportivo Murano (Chile)
- Grupo B: Dentil Praia Clube, San Martín (Bolívia), Alianza Lima (Peru) e Atlético Barbato (Uruguai)
Grupos do torneio masculino:
- Grupo A: Praia Clube, River Plate (Argentina) e Deportivo Murano (Chile)
- Grupo B: Ciudad Vóley (Argentina), Sesi-Bauru e Olympic (Bolívia)
- Grupo C: Sada Cruzeiro, Monteros (Argentina) e Juan Ferreira (Uruguai)