A levantadora Bruna Costa, conhecida entre os amantes do vôlei como Bruninha, retornou recentemente ao voleibol após uma suspensão de três anos por doping. A ex-atleta do Minas, campeã da Superliga e vice-campeã Mundial com a equipe de BH, se manteve reservada durante o período longe das quadras, precisou se reencontrar e reinventar, mas não perdeu a paixão pelo esporte e o desejo de jogar de novo.

Agora, é a própria jogadora que conta sua versão da história, desde os primeiros passos com a bola azul e amarela nas mãos, até o retorno ao maior campeonato de vôlei das Américas: a Superliga. Em documentário lançado em três partes (Bruninha: por trás do doping), a jogadora revela as dificuldades, físicas e psicológicas, como lidou com o afastamento compulsório e a ajuda dos pais, irmã e esposa para seguir lutando para se manter no esporte.

A produção é da jornalista carioca Mari Mendonça, que acumula anos de experiência no audiovisual. Veja o primeiro episódio: 

Documentário Bruninha: por trás do doping

A produção foi 100% independente, com todos os custos arcados pela própria atleta, além de Mari Mendonça. Segundo a jornalista, em conversa com O TEMPO Sports, a ideia sempre foi mostrar o lado humano do atleta e ajudar Bruninha a contar sua história usando suas próprias palavras.

No total, foram cerca de 8 meses de produção até o lançamento, e a fase final do documentário retrata os primeiros treinos e primeiros jogos de Bruninha após os três anos afastada.

Atualmente no Fluminense, Bruna Costa teve um resultado adverso no anti-doping após ser detectada a presença de anabolizantes. Com pena máxima de quatro anos de suspensão, a levantadora teve a redução para três após admissão de culpa em julgamento.

No filme, fala abertamente sobre os motivos que a levaram a tomar a substância proibida e não deixa de ressaltar o quanto acredita que o doping é errado, em qualquer circunstância.

Mesmo com tantos percalços, Bruninha conseguiu se reencontrar, formou em Educação Física e passou a trabalhar com preparação física, e segue em preparação para a próxima temporada da Superliga, que tem previsão para começar em outubro deste ano.

Os outros dois episódios estão disponíveis no canal de Mari Mendonça no YouTube. Clique aqui para acessar.