Com vaga garantida na fase de mata-mata da Liga das Nações (VNL), a seleção brasileira feminina de vôlei enfrenta o Japão no domingo (13/7), em Chiba, na última partida desta etapa. O Brasil, comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, terá o desfalque certo da ponteira Ana Cristina, que se machucou no confronto diante da França e está fora do restante da fase classificatória. A partida, marcada para as 7h20 (de Brasília), terá transmissão do canal SporTV.
Em quadra, duas jovens promessas do vôlei podem surpreender. O Japão, que dos dez jogos disputados na VNL até o momento, venceu oito, conta com a boa fase da ponteira Yukiko Wada, de 22 anos. Ela está entre as maiores pontuadoras do torneio, com mais de 160 acertos.
Do lado brasileiro, a ponteira Julia Bergmann, de 24 anos, tem sido precisa quando acionada e já converteu mais de 140 pontos na Liga das Nações. Na última partida, vitória diante da Polônia por 3 sets a 1, a brasileira marcou 22 pontos e projeta um duelo difícil diante das japonesas.
“Foi uma vitória do grupo e também para a Aninha. Mas espero muito que vocês torçam no próximo jogo diante do Japão, que será outro jogo difícil”, afirmou, referindo-se à ausência da companheira Ana Cristina em quadra.
Nesta fase da Liga das Nações, cada uma das 18 equipes disputa 12 jogos na fase classificatória. As oito melhores avançam para as quartas de final, que serão realizadas em Lódz, na Polônia.