A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou o Japão por 3 sets a 0 na fase classificatória da Liga das Nações, neste domingo (13 de julho), em Chiba, no Japão. Com parciais de 25x17, 25x18 e 25x20, o Brasil encerrou a participação na primeira fase na segunda colocação geral da competição.
No primeiro set, o Brasil estabeleceu domínio desde o início. O bloqueio funcionou com eficiência, tocando em todos os ataques japoneses. A seleção brasileira abriu vantagem no começo e administrou até fechar em 25x17, com destaque para Gabi Guimarães e as defesas da líbero Marcelle.
O segundo set começou mais equilibrado. As japonesas encontraram melhores soluções ofensivas e diminuíram a quantidade de erros em comparação à parcial anterior. O saque brasileiro continuou dificultando a recepção rival, permitindo ao Brasil fechar em 25x18.
Na terceira parcial, a seleção brasileira iniciou bem novamente e conseguiu abrir vantagem rapidamente. Na parte final, o Japão tentou dificultar o jogo, mas o Brasil manteve o nível e fechou em 25x20.
A equipe brasileira terminou a fase classificatória com 11 vitórias e apenas uma derrota, sofrida para a Itália, primeira colocada na tabela. A ponteira Julia Bergmann foi a principal pontuadora da partida contra o Japão, com 14 pontos.
Com a fase classificatória concluída, a seleção brasileira aguarda a definição do adversário nas quartas de final da Liga das Nações.