A seleção feminina de vôlei retorna às quadras na madrugada de quarta-feira (9/7). O time comandado por José Roberto Guimarães tem pela frente a Bulgária, jogo válido pela segunda fase da Liga das Nações (VNL). Entre os dias 9 e 13 de julho, 18 equipes disputam as últimas partidas da primeira fase da competição para definir o mata-mata. 

O jogo com as búlgaras acontece em Chiba, no Japão, será realizado à 0h (de Brasília) e terá transmissão do canal SporTV. Além da Bulgária, o Brasil enfrenta França, Polônia e o Japão nesta fase da competição.

O Brasil esteve presente em todas as edições da VNL, criada em 2018, mas ainda não foi campeão. A seleção foi vice em 2019, 2021 e 2022. Já a Bulgária tem cinco aparições na Liga das Nações e seu melhor resultado foi o 13º lugar na edição de 2023.

A líbero Marcelle Arruda, uma das novidades na seleção brasileira de vôlei, falou sobre sua primeira convocação e comentou sobre a terceira e última etapa classificatória da VNL feminina. Nos oito jogos realizados, o Brasil contou com a titular Laís e a reserva Kika Motta como opções de líbero. Kika ficou fora da lista de convocadas para os jogos no Japão.

 “Estou muito feliz, muito ansiosa por essa oportunidade. É um momento muito esperado não só por mim, mas por todos que torcem por mim e pela minha família. Só a oportunidade de estar aqui já é uma história para mim. É um lugar que eu desejo, que eu batalhei muito tempo para poder estar aqui. Estou pronta para ajudar esse time que já vem fazendo uma campanha muito boa e estou aqui para poder dar o máximo”, disse a jogadora.

Gabi Guimarães de volta

A ponteira Gabi Guimarães, que ficou fora da primeira semana de Liga das Nações, retorna para a equipe e já está à disposição do técnico José Roberto. Ela pediu tempo para se recuperar de uma temporada intensa na Itália, onde atua pelo Conegliano, e, por isso, não foi convocada para os jogos iniciais.

O Brasil está em terceiro na tabela da Liga das Nações, com apenas uma derrota na competição, sofrida para a Itália na primeira semana, no Maracanãzinho, por 3 sets a 0. Até aqui no torneio, a seleção feminina venceu República Tcheca, Estados Unidos, Alemanha, a Bélgica, Canadá, República Dominicana e Turquia.