A seleção italiana de vôlei masculino garantiu sua vaga na final da Liga das Nações após derrotar a Eslovênia por 3 sets a 1. A partida ocorreu neste sábado (2), em Ningbo, na China, com parciais de 25/22, 22/25, 25/21 e 25/18. O adversário da Itália na decisão sairá do confronto entre Brasil e Polônia, que se enfrentam nesta manhã.
Esta será a primeira participação italiana em uma final da Liga das Nações desde que o torneio foi criado em 2018. A equipe europeia, que conquistou oito títulos da antiga Liga Mundial durante a década de 1990, não disputava uma decisão de competição mundial desde 2001, quando foi superada pelo Brasil por 3 sets a 0. Atual campeã mundial, a Azzurra buscará a primeira medalha na história da VNL masculina.
Vale destacar que a Itália pode comemorar uma dobradinha histórica, já que a seleção feminina italiana conquistou o título da VNL Feminina no último domingo, com vitória por 3 a 1 sobre o Brasil. Os comandados do técnico Ferdinando De Giorgi agora buscam o ouro inédito para completar o feito.
No confronto semifinal, os italianos começaram bem e venceram o primeiro set por 25/22. A Eslovênia reagiu no segundo set, empatando o jogo com um 22/25. No terceiro set, a Itália retomou o controle da partida e fechou em 25/21, antes de dominar o quarto set com um 25/18, assegurando a classificação. O ponteiro Alessandro Micheletto foi o maior pontuador do jogo com 26 pontos (19 de ataque, 4 de bloqueio e três no saque), seguido por Lavia, com 12. Pelos eslovenos, destacaram-se os ponteiros Mozic, com 14 acertos, e Ziga Stern com 11.
Seleção brasileira
A seleção brasileira, que avançou às semifinais após vencer a China de virada por 3 a 1 nas quartas de final, busca superar a Polônia para garantir seu lugar na decisão contra os italianos. A Itália terminou a fase classificatória na segunda colocação geral, atrás apenas do líder Brasil, e eliminou Cuba nas quartas de final, enquanto a Eslovênia passou para a fase final na sexta colocação e eliminou a atual campeã França na última quinta-feira.
A grande final da Liga das Nações está marcada para domingo (3/8), também às 8h (horário de Brasília), com transmissão do sportv2e. A Eslovênia, que nunca subiu ao pódio na VNL, disputará o bronze no domingo, às 4h, contra o perdedor de Brasil x Polônia.