O Brasil venceu a disputa pelo terceiro lugar da Liga das Nações de Vôlei Masculino após derrotar a Eslovênia neste domingo (3/8). Os brasileiros superaram os europeus por 3 sets a 1, com parciais de 23-25, 25-20, 25-23 e 25-19. A partida aconteceu em Ningbo, na República Popular da China.

Esta foi a melhor campanha da seleção masculina na VNL desde o último título, em 2021. A equipe liderou a classificação na fase preliminar, mas acabou caindo por 3x0 para os poloneses, algozes do Brasil pela terceira vez consecutiva. Em toda a campanha, de 15 jogos, o Brasil sofreu apenas duas derrotas.

Partida

O maior pontuador do Brasil contra a Eslovênia foi o oposto Alan, com 18 pontos, seguido pelo central Matheus Pinta, com 11, e pelo ponteiro Arthur Bento, com 9. O irmão mais velho de Darlan também foi quem mais fez pontos para a seleção em todo o torneio, com 187 pontos.

A campanha do Brasil foi marcada pelos irmãos Alan e Darlan, que se revezaram comandando a força de ataque do time. O levantador Cachopa se consolidou como titular após a saída de Bruno, assim como Maique na posição de líbero.

Flávio segue como referência no meio de rede, mas Judson e Matheus Pinta tiveram bons momentos. Na entrada de rede, Lukas Bergmann e Honorato foram os titulares, enquanto Arthur Bento e Lucarelli - que se recuperava de uma lesão - tiveram algumas oportunidades nos últimos jogos.

Novo objetivo

O foco da seleção brasileira agora é o Campeonato Mundial, que acontece de 12 a 28 de setembro nas Filipinas. A partir de agora, os Mundiais serão disputados a cada dois anos, em vez de quatro. O Brasil possui três títulos e foi terceiro na última edição, em 2022.

Decisão é hoje

O título também será decidido neste domingo, entre Itália e Polônia, com início às 8h (horário de Brasília).