A França acaba de carimbar sua vaga nas quartas de final do Mundial Feminino de Vôlei, protagonizando a maior surpresa do torneio. Neste domingo, 31 de agosto, em Bangkok, na Tailândia, as francesas mostraram a que vieram e derrotaram a poderosa China por 3 sets a 1 (25/20, 27/25, 22/25 e 25/20).
A heroína do confronto foi Héléza Cazaute, a maior pontuadora da partida com incríveis 22 pontos! Ela foi muito bem acompanhada por suas compatriotas Iman Ndiaye, com 20 pontos, e Amélie Rotar, que contribuiu com 18. Pelo lado chinês, Yuanyuan Wang se destacou com 15 pontos, mas não foi o suficiente para frear o ímpeto francês.
Esta classificação tem um sabor ainda mais especial para a França, que retorna a um Mundial após 51 anos. Esta é apenas a quarta participação da seleção no torneio, e a melhor colocação até então havia sido um modesto sétimo lugar em 1952.
Sem nenhuma medalha olímpica no currículo, as francesas não se intimidaram e superaram uma das seleções mais tradicionais do vôlei feminino mundial: a China, tricampeã olímpica e bicampeã mundial, com outras quatro medalhas em Mundiais.
Aguardamos para saber quem será o próximo adversário da França nas quartas de final. A definição sairá do confronto entre Brasil e República Dominicana, que acontece ainda neste domingo, 31 de agosto, a partir das 10h30 (horário de Brasília).